Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Embrapa promove Lives sobre aquicultura e sistemas agrícolas

Atualizado em: 24/09/2021 11h43

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) começa na próxima semana uma série de lives temáticas que vão abordar pesquisas e outros trabalhos relacionados às suas áreas de atuação. Divididas em três grandes temas (aquicultura, pesca e sistemas agrícolas relacionados ao Matopiba), as séries serão periódicas e contarão com a presença de parceiros da Unidade, sejam outras Unidades da Embrapa, sejam instituições externas.

As duas primeiras lives são da série “Aquicultura em Foco”. No dia 30 de setembro, a partir das 19h30 no perfil da Embrapa no YouTube (confira link no final do texto), o tema é a piscicultura em tanque-rede em dois estados com enorme potencial para a atividade: Goiás e Tocantins. A proposta é apresentar a atual realidade vivida hoje em ambos os locais e, também, discutir perspectivas que possam ajudar a transformar esse potencial em uma realidade melhor, sobretudo para os produtores.

Uma das participantes é Flávia Tavares, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura. De acordo com ela, “serão tratados os assuntos relativos à regularização de áreas aquícolas em águas da União no Tocantins (capacidade de suporte disponível, áreas já ocupadas, cancelamento de áreas não ocupadas etc.). Além disso, falaremos da Rede de Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União e do Licenciamento Ambiental junto ao Naturatins”. O Naturatins é o Instituto Natureza do Tocantins, órgão estadual.

Além de Flávia, estarão na live: Juliana Lopes, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa); Fernanda Sampaio, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) que está atuando no Mapa; e Larissa Uchôa, do Naturatins. (Com informações da Embrapa)

Serviço:
Série Aquicultura em Foco – primeira live
O que: live com o tema “Piscicultura em tanque-rede no Tocantins e em Goiás: realidade atual e perspectivas futuras”
Quando: 30 de setembro às 19h30
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=eI3V6koGrRM (perfil da Embrapa no YouTube)

Série Aquicultura em Foco – segunda live
O que: live com o tema “Drawback para exportação de tilápia: você sabe o que é?”
Quando: 05 de outubro às 16h
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=TjZJRK-By08 (perfil da Embrapa no YouTube)