Palmas-TO, 23 de abril de 2024

WebMail

Central QualiTOPAMA seleciona pós-graduandos da UFT

Atualizado em: 12/08/2021 10h46

A Central QualiTOPAMA – Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA), por meio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), seleciona 15 alunos de cursos Stricto Sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para desenvolver atividades educativas na região denominada Bico do Papagaio, formada por municípios dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão.

Os selecionados participarão obrigatoriamente do Encontro Preparatório das Oficinas Pedagógicas de Educação em Saúde, com duração de 2h30min, que será realizado presencialmente nas cidades de Palmas e Araguaína em data a ser definida (prevista para agosto ou setembro de 2021). Após o encontro preparatório, os bolsistas atuarão nos meses seguintes, desenvolvendo atividades educativas do curso de extensão “Oficina Pedagógica de Educação em Saúde”, destinado aos professores da Educação Básica e servidores da saúde com experiência educacional em Unidades Escolares dos municípios envolvidos.

As ações serão realizadas na modalidade presencial e em ambiente virtual abordando temas relacionados à definição, sintomas, causas, transmissão, tratamento e prevenção de doenças endêmicas, vacinação e demais temas correlatos à educação em saúde. Conforme o edital, a bolsa será paga aos pós-graduandos selecionados em três parcelas de R$1500,00 mensais. Além disso, os contratados receberão o transporte para deslocamento aos municípios e diárias para despesas com alimentação no período das viagens.

Segundo a professora Denise Capuzzo, coordenadora para Ações Educacionais em Saúde da Central QualiTOPAMA, a participação dos discentes dos cursos de pós-graduação da UFT no Projeto os preparará para atividades inerentes à formação profissional. “As atividades contribuirão com a formação, relacionando ensino, pesquisa e extensão em um projeto que envolve a região interfederativa, que também pode ser fonte de pesquisa destes alunos”, afirma.

Inscrições e requisitos

Para se inscrever, o interessado deve acessar a aba Processos Seletivos e localizar o edital 33/2021. Segundo o edital, a seleção será realizada por meio de análise documental/curricular/barema e entrevista por meio virtual, de caráter classificatório e eliminatório.

É necessário que o pós-graduando não esteja nos últimos seis meses do curso, possua graduação na área da saúde, pedagogia ou licenciaturas, e que tenha disponibilidade para viajar, além de possuir flexibilidade de horário (40 horas mensais).

A respeito do cronograma, a análise documental e curricular ocorrerá entre os dias 16 e 17 de agosto. A divulgação das inscrições homologadas e do calendário das entrevistas será feita no próximo dia 19. Já o resultado final tem previsão de publicação para o dia 25. O interessado pode acompanhar o processo seletivo aqui. (Texto: Elâine Jardim - Comunicação Qualitopama)