Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

UMA promove programação diversificada em homenagem aos Avós

Atualizado em: 16/07/2021 08h37

Em comemoração ao Dia dos Avós, celebrado anualmente em 26 de julho, a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apoiada pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), vai promover uma programação diversificada em alusão a data. Os eventos acontecerão nos quatro pólos da UMA nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional com ações que serão realizadas de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, e on-line com transmissão pelo YouTube (Umauft).

A programação teve início nesta última quinta-feira, 15, com a aplicação da vacina pneumo 13 nos idosos da UMA, Câmpus de Palmas. A imunização é indicada para prevenção de cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos de pneumococos, tais como pneumonia, otite e meningite e foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus).

Já na próxima segunda-feira (19), será realizada a cerimônia de assinatura de termo de cooperação técnica que fomenta a parceria entre a prefeitura de Porto Nacional e a UMA/UFT. O evento foi transmitido pelo canal oficial da Universidade da Maturidade no YouTube.

No dia 22 de julho, às 14 horas, as professoras Deuzivania Carlos e Fernanda de Jesus, do polo de Araguaína, realizarão palestra, pelo Google Meet, que tem como tema “Avós e sociedade em Araguaína". E no dia 23 de julho, às 9 horas, o polo da UMA de Dianópolis vai realizar, em sua sede, o evento “UMA Dianópolis e Comunidade”.

Na data em que se comemora o Dia dos Avós, 26 de julho, o canal da UMA no Youtube vai transmitir, a partir das 8 horas, a celebração de uma missa em homenagem aos avós, e a cerimônia de adoção afetiva do acadêmico Manoel Nascimento pelos coordenadores da UMA, professora Neila Osório e professor Luiz Sinésio Neto. A adoção seguirá todos os trâmites jurídicos e faz parte do projeto de Pós-Doutorado da Dra. Alana Carlech Correia, orientanda da Dra. Neila Osorio.

Em seguida, a partir das 9h30, será transmitido o seminário “Extensão Tecnológica e Envelhecimento”, que tem por objetivo ampliar o estudo, a pesquisa e o debate acerca da temática da Extensão Tecnológica aliada à educação de adultos e velhos, considerando a perspectiva da aprendizagem ao longo da vida, desenvolvendo mecanismos de divulgação e difusão da produção e experiência dos resultados obtidos.

Programação Mês dos Avós UMA
Dia 15 e 16 de julho - Das 9h às 12h - Vacinação Pneumo 13 - UMA Câmpus de Palmas
Dia 19 de julho - às 9h - Assinatura de termo de cooperação UMA e Prefeitura de Porto Nacional - Canal no YouTube Umauft
Dia 22 de julho - às 14h - Avós e sociedade em Araguaína - Google Meet
Dia 23 de julho - às 9h - UMA Dianópolis e Comunidade - Prédio da UMA em Dianópolis
Dia 26 de julho - às 8h - Bênção dos Avós e cerimônia de adoção afetiva
9h30 - Seminário de Extensão Tecnológica e Envelhecimento - Canal no YouTube Umauft (Com informações da Comunicação UMA)