Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

Colaboradores da Fapto participaram da programação do I Encontro Norte das Fundações de Apoio

Atualizado em: 25/06/2021 11h48

A equipe de técnicos e colaboradores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) tiveram mais uma oportunidade nestes dois últimos dias de participar da programação do I Encontro Norte das Fundações de Apoio (Enfap). O evento gratuito promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), aconteceu nos dias 23 e 24 deste mês.

A abertura contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, que também participou da mesa de debates realizadas na sequência, com o pesquisador, professor e co-presidente do Painel Científico para Amazônia (ONU/USP), Carlos Nobre, que abordou sobre os desafios de fazer ciência na região.

Entre os temas debatidos, os cortes nos orçamentos das instituições de ensino superior e a burocratização dos processos de trabalho das Fundações de Apoio foram amplamente discutidos.

Os participantes puderam também acompanhar as apresentações da escritora, historiadora e pesquisadora Lilia Schwarcz; do cientista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Carlos Gadelha, que falaram sobre o histórico da pandemia da gripe espanhola no país e o Complexo Econômico Industrial da Saúde, projeto empreendido pela Fiocruz, fazendo uma correlação com a pandemia da Covid-19.

O encontro reuniu Fundações de todos os estados da região Norte do país, somando mais de 700 inscritos no evento. Para a diretora da Fapto, Fernanda Fernandes, que acompanhou a programação, os temas em debates apresentaram parte da rotina das fundações, o que para ela, aproximou as realidades e promoveu troca de experiências na gestão operacional das demandas relacionadas aos apoios institucionais. “Foram dois dias com importantes debates, além de ouvir experiências de outros estados, tivemos também como entender melhor o momento atual que estamos passando”, disse a diretora lembrando dos desafios enfrentados pela gestão das Fundações nesses últimos meses, devido à pandemia.