Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

Roteiro Geo-Turístico promove cursos com temáticas de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Educação

Atualizado em: 17/06/2021 14h43

Neste mês de junho, o projeto Roteiro Geo-Turístico realizado no município de Porto Nacional completa 7 anos de atuação. Para comemorar, será realizado um curso de atualização, com várias palestras e temáticas relacionadas ao Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Educação. As inscrições ocorrem até o dia 25 de junho. O curso será transmitido através do canal do YouTube UFToficial, com início agendado para o dia 25 deste mês.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosane Balsan, o curso é o segundo evento de extensão que o Câmpus de Porto Nacional da UFT criou para discussões do turismo, do lazer e as perspectivas de mercado: "É uma oportunidade para estudantes, professores, profissionais e comunidade interessados em debater ideias, repensar ações, planejar novas atividades, contribuir com políticas públicas que venha ao encontro das tendências. Tendo como meta contribuir com estudos e pesquisa desta área do turismo, oportunizando também a experiência prática com a comunidade", destaca.

A programação do evento também contará com apresentações de estudos relacionados ao Roteiro, como a defesa de dissertação da mestranda em Geografia, Laíres José Gonçalves da Silva, intitulada "Turismo Cultural e Patrimônio: O Projeto Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional-TO como Instrumento de Educação Patrimonial". “A realização deste estudo permitirá despertar a consciência pela questão patrimonial e pela memória como sendo uma questão de pertencimento, e se faz necessário o suporte educacional na abordagem cotidiana para incentivar a conservação e preservação dos bens culturais do Centro Histórico de Porto Nacional”, explica a Mestranda.

Outro trabalho desenvolvido juntamente com o projeto será a apresentação dos resultados do trabalho de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) intitulado "Uso de vídeos como ferramenta didática para o ensino de educação patrimonial no ensino médio", do aluno Neverton dos Santos Cardoso.

"Desse modo, o evento ao mesmo tempo que promove estudos desenvolvidos no âmbito ou em conjunto com o Roteiro Geo-Turístico, também, realiza um curso de atualização sobre novas perspectivas para o desenvolvimento do turismo local", complementa Rosane.

A ação é promovida pela equipe do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, e estudantes da disciplina de Geografia do Turismo, com o apoio da Universidade Federal do Tocantins, Prefeitura Municipal de Porto Nacional, Lei Aldir Blanc e Laboratório de Geografia do Turismo.

O Roteiro Geo-Turístico é um projeto de ensino, pesquisa e extensão promovido dentro do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades/UFT), e coordenado pela professora Rosane Balsan, desde 2014.

Mais informações entrar em contato pelo e-mail: cursoturismolocal@gmail.com. (Com informações da Dicom/UFT)