Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

QualiTOPAMA dá início à formalização dos termos de parceria com os municípios de Araguaína e Carmolândia

Atualizado em: 26/05/2021 14h58

Fernando Nunes e Rafael Murta, que fazem parte da equipe do projeto Central QualiTOPAMA, se reuniram na última semana, com os secretários de saúde de Araguaína e Carmolândia, municípios do norte do Tocantins. O objetivo das visitas foi apresentar o sistema de solução tecnológica e dar início à formalização dos termos de parceria e cooperação técnica entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e os municípios para o desenvolvimento das ações de comunicação e educação em saúde.

O sistema que será entregue aos municípios está estruturado em três eixos: vigilância sanitária, controle de endemias e vacinação. Na oportunidade, também foram estabelecidas as datas para a testagem da plataforma, o que deve acontecer na primeira quinzena do mês de junho. “Fomos muito bem recebidos pelos secretários e servidores da saúde dos dois municípios”, disse Rafael Mansilha Murta, pesquisador e membro da coordenação adjunta para Tecnologia da Informação.

A secretária de saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, destacou que o município será referência, uma vez que recebe o projeto como Unidade Piloto. “Só temos a agradecer ao Ministério da Saúde e à UFT. Agora, com essa ferramenta, vamos conseguir sistematizar toda a vigilância sanitária do município. Os agentes de endemias terão condições de inserir os dados das visitas domiciliares e também teremos a possibilidade de informar demandas de gerenciamento e imunização”, agradeceu.

Na oportunidade, os representantes da Central forneceram detalhamento técnico sobre os produtos que serão oferecidos. “Essa é basicamente a nossa primeira visita já para a implantação do projeto e o início dos termos de parceria e cooperação técnica. Iremos elaborar e ajustar em conjunto entre as partes, tanto secretarias de saúde quanto de educação, e essas demandas serão oficializadas nos termos de cooperação”, explicou Fernando Nunes, assessor da coordenação geral da Central QualiTOPAMA.

Também participaram da reunião servidores de saúde das equipes de endemia, Vigilância Sanitária e em Saúde de ambos municípios: Araguaína e Carmolândia.
Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins com o apoio da Fundação de Apoio  Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), que tem como objetivo melhorar e ampliar o processo de informação e comunicação de dados em saúde de 110 municípios da macrorregião TOPAMA, denominada Bico do Papagaio e localizada na fronteira dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão.

Na primeira etapa, 30 cidades serão beneficiadas com a ferramenta digital desenvolvida para facilitar a coleta de dados e informações de saúde na região de abrangência do projeto. Com ela, os gestores de saúde municipais terão acesso em tempo real a todos os dados, desde a visita de agentes de saúde às condições de saúde da população. (Texto: Geórgia Milhomem/Ascom Central QualiTOPAMA)