Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Tecnologia e Inovação: Começa a instalação dos equipamentos para o monitoramento de animais leiteiros

Atualizado em: 10/05/2021 15h59

O grupo de especialistas do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que estão desenvolvendo o projeto de monitoramento de animais de leite iniciaram esta semana a instalação da estrutura para a coleta de imagens de alta resolução na Fazenda Nicole, situada na cidade de Rio Verde - Goiás, a 214 quilômetros da capital Goiânia.

Para a aquisição das imagens, foram instaladas quatro câmeras de PTZ de alta resolução, sendo três postes com painel solar para monitorar os piquetes onde se encontram as novilhas, e uma câmera no galpão onde se encontram as matrizes.

As imagens capturadas pelos equipamentos serão enviadas para a nuvem da Huawei, através da internet móvel 5G, para que de forma imediata o algoritmo de IA criado pelos pesquisadores, realize o processamento, permitindo assim que o criador possa acompanhar em tempo real o comportamento do rebanho bovino. Com as estações de monitoramento, os especialistas pretendem registrar 24 horas por dia, o comportamento dos animais acompanhados pelo sistema.

Em campo acompanhando a instalação dos equipamentos, o coordenador do Projeto, Dr Humberto Xavier de Araujo, o professor da UFT no curso de Engenharia Elétrica e diretor do Eixo de Energia do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), explica que com a tecnologia usada nestas etapas deste projeto, o monitoramento dos animais será muito mais fácil, pois com a ferramenta as informações sobre os hábitos e movimentos dos animais, com mínima interferência humana. “Os dispositivos de rastreamento que estão sendo utilizados são modernos e são capazes de observar de maneira mais assertiva as vacas que estarão no período do cio, por exemplo, ou quando irão entrar em trabalho de parto. Nesta modalidade, os pesquisadores não precisam estar próximos do animal para captar o sinal. O acompanhamento pode ser feito pelos aparelhos instalados”, detalha o coordenador.

O projeto vem sendo realizado no Tocantins por meio do investimento da Huawei do Brasil Telecomunicações, com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).