Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Digital Day: Pesquisadores do IAC/UFT apresentam sistema inovador de monitoramento de animais em Brasília

Atualizado em: 05/05/2021 14h10

Pesquisadores do Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que têm o apoio da Fundação de Apoio Tecnológico e Científico do Tocantins (Fapto) participam entre os dias 05 e 07 de maio, no Congresso Nacional, em Brasília, de um dos eventos mais relevantes de tecnologia no Brasil - o Digital Day. A programação é uma realização do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e de Comunicações, que busca apresentar as maiores aplicações do 5G no Brasil.

Em um estande que ilustra algumas etapas do sistema inovador de monitoramento de animais de leite, pesquisadores do Tocantins estão compartilhando com o público do evento, como é feita a captação das imagens de alta resolução em tempo real, envio para nuvem através do sinal de internet 5G, dos rebanhos bovinos. Com as estações de monitoramento, os especialistas mostram como são registradas 24 horas por dia, o comportamento dos animais acompanhados pelo sistema.

O projeto vem sendo realizado no Tocantins por meio do investimento da Huawei do Brasil Telecomunicações, que prevê o monitoramento por câmeras do comportamento dos animais. O coordenador do Projeto, Dr Humberto Xavier de Araujo, o professor da UFT no curso de Engenharia Elétrica e diretor do Eixo de Energia do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), que está neste momento participando do evento, explica que o acompanhamento é feito por meio das imagens enviadas para nuvem, para então serem processadas por um algoritmo de inteligência artificial. Todo acompanhamento pode ser realizado através de um aplicativo de celular desenvolvido para este fim. Assim, é possível observar de maneira mais assertiva as vacas que estarão no período do cio, por exemplo, ou quando irão entrar em trabalho de parto. “O sistema que estamos apresentando aqui é inédito no Brasil. Com ele o produtor poderá monitorar por meio do aplicativo na tela do seu smartphone o período que a sua matriz estará no cio e fazer as intervenções em tempo hábil para não perder a produção de leite”, conta o pesquisador.

Além das experiências montadas no local, estandes de empresas que atuarão no mercado de 5G brasileiro estarão montados para elucidar dúvidas e demonstrar produtos que utilizarão a tecnologia. Conforme a organização do Digital Day, o evento é uma grande exibição de projetos desenvolvidos em várias regiões do país, um grande showroom do que esta tecnologia permite.

“Teremos usos, por exemplo, para a conectividade rural - para aumentar ganhos de eficiência no agrobusiness brasileiro. Tudo controlado remotamente. Nosso tour também apresentará um uso prático da telemedicina, por exemplo no contexto da pandemia - principal tema do mundo -, que irá facilitar o gerenciamento de hospitais, o fluxo de pessoas e a entrega de insumos. Tudo isso de forma inteligente, conectada e precisa”, destaca Bertha Gadelha, assessora especial do Ministério das Comunicações e uma das organizadoras do evento. (com informações da Comunicação do Digital Day)