Palmas-TO, 26 de abril de 2024

WebMail

UFT entrega o novo Complexo de Pesquisa e Pós-graduação Prof. Dr. Lamadrid a comunidade acadêmica

Atualizado em: 23/04/2021 16h04

Para ampliar a demanda de laboratórios de pesquisa e salas de estudo para alunos de pós-graduação a Universidade Federal do Tocantins (UFT) inaugurou na manhã desta sexta-feira, 23, o Complexo de Pesquisa e Pós-graduação Prof. Dr. Lamadrid. Com uma área total construída de 1.469,97 m² e distribuído em três pavimentos, o novo espaço abrigará três programas de pós-graduação da universidade: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) e o Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (Bionorte).

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o assessor institucional da Fapto, Léo Araújo, que na ocasião representou a diretora executiva Fernanda Fernandes, coordenadores dos programas de graduação e pós-graduação da universidade, alguns professores e servidores da instituição.

Em sua fala Bovolato, ressaltou a satisfação de entregar a comunidade acadêmica mais uma unidade de ensino e pesquisa. Para ele, diante dos desafios de uma crise econômica tão acentuada, poder concretizar a instalação do novo prédio, possibilitará mais oportunidades aos alunos é uma grande conquista. ““O prédio vai atender novos laboratórios de pesquisa e salas de estudo para alunos de pós-graduação que é decorrente da expansão dos cursos que ocorreu nos últimos anos. É um projeto de colaboração, com a participação de muitas pessoas que uniram esforços e recursos de seus projetos, para viabilizar a obra. É mais um projeto que muito nos orgulha pela sua característica de colaboração que envolveu toda a Unidade”, relatou Bovolato agradecendo o esforço das instituições parceiras que contribuíram na implementação da nova unidade.

O prédio possui 48 ambientes divididos em 3 salas de aula, 8 laboratórios, uma sala de apoio aos alunos, sala para microprocessadores, 11 salas destinadas aos professores, 2 recepções, 2 mini auditórios, salas de coordenação, almoxarifado, copa, 3 salas para depósito de materiais e equipamentos, 4 banheiros por andar (dois femininos e dois masculinos) todos adaptados para deficientes físicos, um elevador e salas para as secretarias. O valor total da obra ficou em aproximadamente R$ 4 milhões de reais, com R$ 400 mil reais de contrapartida da UFT.

Projeto
À frente do projeto do Complexo, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Raphael Pimenta, explicou que o prédio é fruto de uma chamada pública do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação por meio da Finep, ainda em 2011, em que foi submetido ao edital a proposta de reestruturação da pós-graduação no Câmpus de Palmas, integrando os três programas de pós-graduação à época. “Ele vai favorecer o contato entre os laboratórios e os pesquisadores que estarão reunidos em ambientes mais próximos, uma forma de incentivar novas parcerias e troca de conhecimento entre os programas”, pontuou Pimenta.
O pró-reitor explicou ainda que o Complexo vai suprir uma demanda antiga do Câmpus, que era ter um espaço para as defesas de trabalho de Mestrado e Doutorado, além de liberar espaços em outros blocos para a expansão dos demais cursos de pós-graduação ou até mesmo da graduação.

Homenagem
Quem batiza o Complexo de Pesquisa e Pós-graduação é o nome do docente que marcou a história da Universidade Federal do Tocantins (UFT), emblemático, com seu jeito firme e autêntico de ser, professor José Ramiro Lamadrid Marón, ou apenas professor Lamadrid, pertenceu ao Colegiado de Pedagogia, era professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb), pós-graduação em Geografia (PPGG) e contribuia com a modalidade de Ensino a Distância (EAD). Professor Lamadrid nos deixou no dia 31 de julho de 2020.

“Ele foi escolhido por toda sua história no Tocantins, quando migrou de Cuba para cá, ministrou aulas na Unitins e foi um pesquisador muito respeitado e querido por todos na universidade”, ressaltou o pró-reitor Raphael Pimenta.

Geógrafo formado pela Universidade de Habana (Cuba) e Doutor em Ciências Pedagógicas pela mesma instituição, o professor Lamadrid chegou ao Tocantins na década 1990, depois de passar por países como Angola e Venezuela como docente. Aqui atuou na Unitins, Ceulp/Ulbra e UFT, além de projetos para o Governo do Estado do Tocantins e outros tantos. Ele se aposentou em 2011, porém continuou colaborando voluntariamente nos programas de pós-graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) e pós-graduação em Geografia (PPGG) de Porto Nacional, e ainda como avaliador do Inep. (com informações da Comunicação da UFT)