Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

UMA realiza formatura da 1ª Turma de Educadores do Centro Intergeracional Sarah Gomes

Atualizado em: 23/04/2021 15h18

A Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – realiza na próxima segunda-feira (26), às 9h, cerimônia virtual de formatura da 1ª Turma de Educadores do Centro Intergeracional Sarah Gomes. O evento será transmitido pelo canal da UMA no YouTube.

Ao todo, serão 72 formandos que estão capacitados para atuarem no planejamento, na execução e na avaliação de Programas Intergeracionais. “O curso trouxe subsídios teóricos e práticos para a aplicação da metodologia de educação intergeracional, frente às demandas socioeconômicas ligadas ao envelhecimento populacional”, destacou Neila Osório, coordenadora da UMA e professora do curso.

Com duração de 60 horas aulas e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex/UFT), o curso de educadores para o Centro Intergeracional Sarah Gomes teve início, em novembro de 2020, e foi realizado de forma virtual devido à pandemia da Covid-19. Participaram da formação idosos da UMA e profissionais de diversas áreas.

De acordo com Neila, o Centro Intergeracional Sarah Gomes é uma alternativa estratégica para a união entre as gerações, sendo este considerado um tema de relevância global. “Ao formar essa primeira turma, o Centro Intergeracional se consolida como um espaço de participação e ação entre pessoas, desenvolvendo antecipadamente o sentimento de valorização com respeito a todos os ciclos da vida”, concluiu.

O Centro
O Centro Intergeracional Sarah Gomes teve sua pedra fundamental lançada no dia 1º de outubro de 2020 no Câmpus de Palmas e contará com uma estrutura de oito salas e uma equipe multiprofissional que oferecerão aulas práticas e técnicas no conceito de intergeracionalidade, educação especial, arte, cultura e ciência, tendo como público-alvo filhos de servidores e de alunos da UFT; acadêmicos da UMA e crianças de baixa renda que frequentam as redes públicas de ensino, tanto municipal quanto estadual. (Informações da Comunicação UMA)