Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

#Fapto16anos: Vasta experiência na implementação de projetos de ciência, tecnologia e inovação

Atualizado em: 25/06/2020 15h01


A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) a 16 anos tem acumulado uma vasta experiência na implementação de projetos na área da ciência, tecnologia e inovação. Essa experiência deu um salto nos últimos anos, devido melhoria significativa da gestão dos recursos oriundos para pesquisa científica no Estado. Além de instituir, de forma inovadora, novos processos na avaliação e implementação de projetos criou, simultaneamente, uma política permanente de aperfeiçoamento da sua equipe de colaboradores.

Com passar dos anos, a Fapto foi criando modelos próprios de gestão, mas sempre de olho nos anseios das instituições parceiras. Nesta caminhada, implantou programas de formação e qualificação de seus servidores e melhorou a forma de oferecer apoio e consultoria ao público. Esse fundamental papel que a Fundação passou a ter no campo da promoção de pesquisa no Tocantins, exigiu também uma administração capaz de dar respostas eficientes e com resultados positivos aos seus clientes.

Parceiro da Fapto desde os primeiros anos, o Poder Judiciário do Tocantins destaca o importante papel da instituição em diferentes ações, destacando o funcionamento do Centro de Educação - CEI do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins TJ/TO) e em ações coordenadas pela Escola Superior da Magistratura - ESMAT. “Parabenizo a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins-Fapto, pelos seus 16 anos de criação, sempre, em sua trajetória, incentivando a pesquisa e apoiando projetos que promovem o desenvolvimento do Tocantins”, destaca o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, presidente do TJ.

O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, lembra que a Fapto tem sido uma grande parceira da UFT ao longo dos anos. “Por meio de ações e projetos bem articulados e integrados conseguimos lutar com mais força pelo desenvolvimento socioeconômico do estado do Tocantins. Esse esforço se traduz na operacionalização de projetos nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico", relata.

Já o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, conta que de forma regulamentada nos instrumentos normativos da Unitins, a Fapto apoia a universidade já há vários anos em vários projetos de ensino, pesquisa e extensão e, mais recentemente, tem atuado também na organização de processos seletivos/concursos. “Confiamos muito no trabalho e serviços prestados pela Fundação e na sua equipe técnica, e temos certeza que ela ainda tem muito a contribuir com a nossa instituição e com nosso Estado", elogia.