Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Projeto Controla +

Compartilhe:

Para ampliar a capacitação e aumentar a inserção no mercado de trabalho dos estudantes de ciências agrárias do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), um novo projeto começou a ser executado por um grupo de pesquisadores do Instituto, em parceria com empresas privadas que atuam no Estado. Apoiado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto, o projeto Controla + possibilita a realização de estudos do uso de agrotóxicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, destinados a atender a Safra de Grãos 2021/2022.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Jardel Barbosa, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos sob a sua supervisão, vão ajudar na verificação de praticabilidade agronômica em relação às condições climáticas do Tocantins.

Jardel explica ainda, que as informações extraídas durante as etapas da pesquisa, podem mapear os comportamentos dos principais agentes controladores de pragas e doenças. "Entendemos que atender demandas de serviço especializado dos agentes empregadores do agronegócio nos torna mais capacitados e próximos ao setor produtivo, e com isso podemos contribuir aumentando as oportunidades para nossos estudantes”, acredita o professor lembrando que o projeto Controla + foi idealizado para consolidar a atuação do IFTO como referência em pesquisa aplicada na área de agrárias.