Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

Projeto Telessaúde

Compartilhe:

O Projeto Nacional Telessaúde é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Com início em 2007, sua proposta é integrar e capacitar as equipes de saúde da família em todo país através das modernas tecnologias de informação e comunicação, visando a qualificação e atenção a saúde, por meio da teleconferência.

A equipe do Projeto é formada por médicos, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde, além de acadêmicos residentes. Em seu 3° ano de vigência, o projeto Telessaúde entrou em sua segunda fase: a expansão, que permite os Estados que não possuíam experiência prévia em Telemedicina participassem da nova fase.

De acordo com o coordenador do Telessaúde, professor Dr. Itamar Magalhães Gonçalves, o Tocantins iniciou a sua participação nesta etapa em dezembro de 2010 e já está com o projeto em prática. “A implantação do Núcleo de Telessaúde em Palmas e pontos nos municípios, visa à melhoria da qualidade do atendimento da atenção primária à saúde no Brasil por meio da integração dessas equipes a centros universitários de referência” ressaltou.

O projeto está presente em dez (10) estados brasileiros: Amazônas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, no qual o núcleo do projeto está na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas.

As principais vantagens do Telessaúde baseiam-se no fato de que a tecnologia de baixa complexidade e o baixo custo proporciona um amplo impacto social, possibilita o estreitamento das relações entre pesquisa (universidades) e assistência (serviços).

Coordenador: Itamar Magalhães Gonçalves