Institucional , Parcerias
Postado em 22/05/2026 às 16:45
Fapto participa de assinatura de convênio entre UFT e Prefeitura de Palmas para avaliação de serviços públicos
A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) participou, nesta quinta-feira, 21, da assinatura de um convênio tripartite entre a Universidade Federal do Tocantins, com interveniência da Fapto, e a Casa Civil do Município de Palmas para o desenvolvimento do projeto, coordenado pela professora Ana Lúcia de Medeiros, “Avaliação de serviços públicos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Palmas: um estudo sob a ótica da geração de valor público”.
O convênio prevê a realização de um estudo voltado à análise da percepção e da efetividade dos serviços públicos municipais, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública e para a geração de dados estratégicos que auxiliem na tomada de decisões e no aprimoramento das políticas públicas.
A Fapto atuará como interveniente administrativa e financeira do projeto, sendo responsável pelo apoio à gestão administrativa e financeira da iniciativa, conforme previsto no instrumento.
O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, destacou a importância da parceria entre as instituições para o fortalecimento de projetos estratégicos com impacto direto na sociedade. “A atuação conjunta entre universidade, poder público e fundação de apoio fortalece a construção de soluções baseadas em conhecimento técnico e científico. Esse convênio representa mais uma iniciativa que contribui para aproximar a pesquisa da gestão pública, gerando informações importantes para a melhoria dos serviços oferecidos à população”, afirmou.
A reitora da UFT, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, ressaltou a importância da parceria entre universidade e poder público e defendeu a avaliação permanente dos serviços ofertados à comunidade. “Nós precisamos ser avaliados. Os nossos serviços, principalmente. E quando os nossos serviços são avaliados, quem ganha somos todos nós. A gente muda o rumo do barco”, declarou.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos também destacou a importância da modernização dos serviços públicos e da utilização eficiente dos recursos públicos e relembrou uma experiência pessoal recente na unidade. “Eu confesso que vim uma única vez ao Resolve Palmas e fui muito bem atendido pelos jovens servidores. Saí de lá com a certeza de que precisamos avançar cada vez mais em eficiência, integração tecnológica e qualidade no atendimento à população”, afirmou.
O convênio possui vigência de oito meses e conta com recursos destinados à execução das atividades previstas no plano de trabalho.
Outras Notícias