Notícia de 12/12/2024

Em Palmas, projeto de capacitação gerenciado pela Fapto realiza cerimônia de entrega de certificados
Educação
Postado em 12/12/2024 às 14:14 Atualizado em 13/12/2024 às 11:09

Em Palmas, projeto de capacitação gerenciado pela Fapto realiza cerimônia de entrega de certificados

Os alunos dos cursos do projeto Tech Inclusão receberam, na noite desta quarta-feira, 11, os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo projeto. Os cursos foram ministrados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins. O projeto contou com a gestão administrativa e financeira da Fapto para sua realização.

A cerimônia de entrega dos certificados dos cursos de Programação de Serviços Web, Criação de Sites e Desenvolvimento Mobile ocorreu no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, em Palmas, e contou com a presença de autoridades, professores e familiares dos jovens que participaram da formação.

O jovem Weverton Cerqueira, formando do curso de Programação de Serviços Web, reconheceu o trabalho da equipe do projeto e a importância da educação para a realização de seus objetivos. “Quero agradecer a todos da organização do Tech Inclusão. Vamos continuar estudando, sempre. Estudando e trabalhando até alcançarmos nossos objetivos, pois, desde que não desistamos, a ordem dos fatores não altera o resultado. Também quero parabenizar todos que estão aqui esta noite e que finalizaram o curso, não desistindo!”, destacou.

O coordenador do projeto, professor George França, destacou que o projeto tem como objetivo transformar o futuro de jovens por meio da educação e qualificação profissional. "O TechIclusão nasceu com o objetivo de transformar a realidade de jovens por meio da qualificação profissional. A verdadeira transformação acontece pela educação. Por isso, acreditamos que a jornada não termina aqui, com a entrega desses certificados. Ainda teremos novas etapas, outros cursos e projetos dos quais vocês poderão fazer parte”, afirmou.

O Tech Inclusão foi reconhecido como o maior projeto de qualificação profissional em tecnologia da Região Norte. O programa foi um dos selecionados pelo renomado Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, lançado em novembro de 2023, com a meta de capacitar profissionalmente trabalhadores e contribuir para a formação em diversas áreas.

O secretário municipal de Palmas, Fábio Chaves, destacou a colaboração entre as três esferas do poder público para a realização do projeto. “O Tech Inclusão envolveu as três esferas do poder público: federal, com a UFT e a gestão da Fapto; estadual, com o apoio do Governo do Tocantins; e municipal, com a Prefeitura de Palmas. Juntas, essas esferas se uniram para tratar de um assunto tão importante e necessário, que é a educação. É possível construir um projeto com a colaboração das três esferas de poder”, pontuou.

Sobre os cursos

Os cursos do projeto Tech Inclusão foram coordenados pelo professor da UFT, George França e  tiveram a duração de 4 meses e carga horária de 200 horas de aulas presenciais. Os cursistas receberam bolsa auxílio de R$240,00 mensais. A formação foi direcionada a jovens de grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras, mulheres, povos originários e pessoas com deficiência (PCD), com o objetivo de criar oportunidades igualitárias no mercado de trabalho. Além disso, o projeto buscou atender jovens em diversas situações, desde aqueles que ingressam no mercado de trabalho pela primeira vez até aqueles em processo de ressocialização no sistema prisional, com faixa etária entre 16 e 29 anos.

 

Outras Notícias

Tem um projeto?
Nós podemos ajudar.

Fale com um especialista