Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Representantes da Fapto participam de reunião com técnicos do MCTI sobre fundos patrimoniais

Atualizado em: 04/02/2021 19h52

Representantes da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) participaram nesta quinta-feira, 04, de uma reunião virtual realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para tratar sobre o apoio institucional às fundações de apoio de universidades públicas e institutos de pesquisa na criação e administração de fundos patrimoniais (ou endowment funds).

A diretora executiva da Fapto, Fernanda Fernandes, e o assessor institucional Léo Araújo, acompanharam atentos às recomendações do Ministério para que as fundações captem recursos para instituições apoiadas.

No encontro, técnicos do MCTI abordaram sobre as formas do auxílio na captação de recursos privados para destinação aos fundos patrimoniais de CT&I, por meio da busca de potenciais parceiros doadores, nacionais ou estrangeiros. Trataram também sobre articulação junto a órgãos e entidades do governo para a redução de burocracia, com o intuito de fomentar a constituição e consolidação dos fundos patrimoniais que objetivem destinar recursos às atividades de ciência, tecnologia ou inovação.

Segundo Fernanda Fernandes a reunião foi mais uma oportunidade para esclarecer dúvidas da Fapto quanto à formalização do Fundos e estreitar a relação do MCTI com a Fundação. “Com o apoio do Ministério vamos melhorar as articulações institucionais da Fapto, buscando reduzir as burocracias e ampliando também a capacidade da Fundação de captar recursos para instituições apoiadas”, destacou a diretora.
  
Além da equipe gestora da Fapto, participaram ainda da reunião, representantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).