Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Fapto é parceira do novo projeto da UFT e IAC para monitoramento das águas do Brasil

Atualizado em: 03/02/2021 20h12

Para desenvolver, implantar e gerenciar um sistema on-line de monitoramento remoto de captações em rios da União, nos moldes da solução “Gestão de Alto Nível” finalista do Prêmio ANA 2020 na categoria “Pesquisa e Inovação Tecnológica”, a Agência Nacional de Águas (ANA), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), lançaram na manhã desta quarta-feira, 03, em reunião virtual, o novo projeto para o monitoramento das águas do Brasil.

No encontro foi realizada a apresentação do Plano de Trabalho do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a ANA e a UFT para diagnóstico, desenvolvimento e gerenciamento do sistema de informações que irá monitorar, em tempo real, pela internet e smartphones, as captações nos cursos d’água. Todas as etapas do projeto tem previsão para acontecer em 12 meses.

A parceria entre as instituições não é a primeira, pois em 2020, a ANA e a UFT/IAC/FAPTO desenvolveram com êxito o monitoramento remoto do Rio Javaés, no estado do Tocantins. De acordo com o presidente da IAC, Felipe Marques, com o sucesso do projeto anterior, a parceria agora avança para rios da União em outros Estados do País. “Mais uma vez o projeto buscará inovar ao desenvolver e implantar tecnologias de medição e transmissão de dados, desta vez para usuários de pequeno porte, diferentemente dos usuários dos rios Javaés e Formoso, onde as captações já são monitoradas remotamente”, revela o presidente.

Participaram do evento, o reitor da UFT, o presidente do IAC, Felipe Marques, o assessor institucional da Fapto, Léo Araújo, os professores Fernán Vergara e Humberto Xavier, o Diretor de Regulação da ANA Oscar Cordeiro, o Superintendente de Fiscalização Alan Lopes e técnicos das superintendências de Fiscalização, de Regulação, de Hidromonitoramento e de Tecnologia da Informação.

Para mais informações sobre o projeto acesse o link https://gan.iacuft.org.br