Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Governo Federal credencia por mais cinco anos a Fapto como Fundação de Apoio à UFT

Atualizado em: 06/01/2021 17h56

A edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 06, trouxe a publicação da Portaria Conjunta nº 192, do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que recredencia por mais cinco anos, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) como Fundação de Apoio à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A análise para o credenciamento foi realizada pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT), composto por representantes dos dois Ministérios acima citados. Conforme a legislação nacional, as renovações para as Fundações de Apoio atuarem perante as instituições federais de ensino e pesquisa, devem ser feitas a cada cinco anos. A última renovação do credenciamento da Fapto ocorreu em 2016.

A diretora executiva da Fapto, Fernanda Fernandes, explica que o credenciamento é um procedimento administrativo que deve ser seguido pelas fundações para validar o gerenciamento de recursos e o apoio a uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) ou a uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), nos termos da Lei nº 8.598/1994. “As fundações oferecem à IFES maior flexibilidade e agilidade no processo de decisão, como, por exemplo, na administração de recursos captados através de parcerias necessárias ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e de extensão. Para a Fapto o credenciamento junto aos órgãos competentes sem nenhuma ressalva, como ocorreu no processo com a nossa Fundação é mais um sinal positivo que o trabalho que vem sendo desenvolvido está no caminho certo”, observou a diretora comemorando mais essa etapa.