Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Circuito de capacitações em inovação será lançado nesta quarta-feira, 06

Atualizado em: 06/01/2021 08h57

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lança nesta quarta-feira 06, o Programa de Capacitação dos Escritórios de Inovação da instituição com cursos em Inovação e Propriedade Intelectual que serão realizados em três ciclos no decorrer deste ano.

O evento de abertura do programa ocorrerá de forma remota, ao vivo, por meio do canal da instituição no YouTube, e contará com participação de representantes da Advocacia Geral da União (AGU), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O programa tem o objetivo de capacitar profissionais da área de gestão da inovação, pesquisadores, extensionistas e participantes dos programas de empreendedorismo, vinculados ao IFCE, mediante a implantação de um processo de formação inicial e continuada em propriedade intelectual e inovação para a disseminação da Política de Inovação do instituto, fomentando o desenvolvimento de projetos relacionados à pesquisa aplicada e à extensão e fortalecendo a criação e a gestão de ativos de propriedade intelectual na instituição.

Segundo Sarah Mesquita, membro da Comissão responsável pelo Programa, a capacitação proposta, batizada de Circuito, será operacionalizada por meio de três ciclos, com ênfases distintas, sendo eles: Circuito Pesquisador; Circuito Gestor da Inovação; e Circuito Empreendedor em Inovação. Além deles, haverá ainda um Ciclo Básico comum a todos os circuitos, o qual poderá ser aproveitado pelos servidores que possuírem o Certificado do curso DL101PCT, da Academia da OMPI. Os participantes deverão escolher qual ciclo melhor se adequa a seu perfil de atuação junto ao IFCE. (com informações da coordenadoria do programa)