Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Coleta de dados da Central QualiTOPAMA e mapeamento da assistência de saúde é feita por plataforma Redcap

Atualizado em: 21/12/2020 14h41

Os municípios de Carmolândia e Santa Fé do Araguaia, norte do Tocantins, receberam na semana passada, a visita dos pesquisadores do Projeto Central QualiTOPAMA - Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA).

Na oportunidade, foi realizado o diagnóstico da situação de saúde dos municípios e os dados lançados na plataforma RedCap, uma ferramenta introduzida no Brasil pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e que tem a finalidade de elevar o status de qualidade das pesquisas científicas brasileiras.

De acordo com o professor pesquisador Fernando Holanda, do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína, a pesquisa está na etapa de diagnóstico, quando é feita a coleta de dados gerais da população, como: número de nascidos vivos, hipertensos, tuberculosos, além da busca de informações estruturais.

“Na visita de hoje, com a plataforma RedCap, tivemos a possibilidade de mapear não apenas as condições de saúde, mas também de notificar se as unidades possuem sala de vacina, se têm espaço adequado para realizar exames laboratoriais e quais testes rápidos oferecem à população, entre outras informações. E esse sistema ainda tem a vantagem de funcionar nos modos online e offline”, explicou.

Além de Holanda, também esteve presente na visita o professor doutor Raphael Gomes Ferreira que, no último dia 08, também realizou buscas de dados na unidade básica de saúde Palmeiras do Norte, em Araguaína, para verificação de informações repassadas pela unidade.

Dados em nuvem

Desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), o projeto tem como objetivo criar uma ferramenta de tecnologia que irá oferecer uma base de dados para referenciar ações de vigilância em saúde e fortalecer a organização da rede de saúde nessas localidades. Com ela, os gestores de saúde municipais terão acesso a todos os dados, em tempo real, desde a visita de agentes de saúde às condições de saúde da população.

De acordo com o coordenador para Ações na área da Tecnologia da Informação do projeto, Rogério Nogueira, a plataforma Central QualiTOPAMA irá funcionar de forma totalmente online e todos os dados informados no sistema pelos municípios serão salvos em nuvem.

“A plataforma da Central QualiTOPAMA é toda prevista em ‘nuvem’. Vamos oferecer a hospedagem dos dados para os municípios a fim de evitar a perda das informações. A Central será responsável por hospedar todos os dados na ‘nuvem’ e manter a sua integridade, mas o registro e atualização dos dados é local, de responsabilidade de cada município. Não nos compete intervir ou interferir especificamente em tais dados”, acrescentou Nogueira. (Comunicação Qualitopama)