Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Técnicos da Central QualiTOPAMA realizam visitas técnicas em Araguanã e Aragominas

Atualizado em: 09/12/2020 16h03

Professores pesquisadores do projeto Central QualiTOPAMA - Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) realizaram nesta segunda-feira, 08, visitas técnicas aos municípios de Aragominas e Araguanã, localizados no norte do Tocantins. O projeto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é executado em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e apoiado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

Os pesquisadores se reuniram com representantes das secretarias de saúde daqueles municípios com a proposta de viabilizar a implantação do projeto, que tem como objetivo incorporar a aplicação de novas tecnologias à estrutura permanente do sistema de saúde.

A primeira cidade a ser visitada foi Aragominas, onde os pesquisadores realizaram diagnóstico e levantamento de informações da rede de saúde local. Na sequência, se deslocaram para Araguanã e conheceram parte da equipe de saúde e a estrutura de uma das Unidades de Saúde do município.

A secretária de Saúde de Araguanã, Iracema Lopes da Cruz, pontuou que o projeto irá tornar o trabalho da gestão mais dinâmico, eficiente e ágil. “A ideia de ter uma ferramenta que reúna todas as informações de saúde do município, nos permite pensar que conseguiremos ampliar a qualidade dos serviços oferecidos e a segurança aos nossos pacientes. Nós compreendemos que se não existe averiguação, não existe melhoria. É um projeto muito bom que vem para unificar as ações de saúde”, destacou.

Na equipe composta por docentes do Curso de Medicina da UFT - Campus de Araguaína, estiveram o professor Raphael Gomes Ferreira, Doutor em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e o professor Helierson Gomes, Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC-GO.

“Nesse primeiro contato estamos realizando coleta de dados e conhecendo as instalações de saúde dos municípios, mas nosso objetivo é criar uma rede cooperada de ciência e tecnologia, fortalecida para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e para o enfrentamento de doenças endêmicas da região. Essas informações servirão de base para nortear e ampliar a capacidade de organização de políticas de saúde desses municípios”, explicou Raphael.

Saúde na palma da mão

A Central QualiTOPAMA é uma ferramenta digital que irá facilitar a coleta de dados e informações de saúde dos pacientes atendidos na região de abrangência do projeto. Com ela, os gestores de saúde municipais terão acesso em tempo real a todos os dados desde a visita de agentes de saúde a condições de saúde da população. As ações serão estendidas a 110 municípios da região Topama que têm como polos as cidades de Araguaína (TO), Marabá (PA) e Imperatriz (MA). A região formada pela área fronteiriça dos três estados foi determinada por apresentar baixa cobertura territorial pelo programa Estratégia de Saúde da Família, além de baixos indicadores de escoamento sanitário e coleta de lixo.

No Tocantins, os primeiros a receber as ações da Central são: Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Augustinópolis, Carmolândia, Darcinópolis, Luzinópolis, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Tocantinópolis e Wanderlândia. (Texto: Assessoria de Imprensa da Qualitopama)