Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Covid-19: Fapto adota novas medidas de segurança para evitar o contágio com a doença

Atualizado em: 26/08/2020 08h53

Foi apresentado na tarde desta terça-feira, 25, aos colaboradores que atuam na Fundação de Apoio Científico Tecnológico do Tocantins (Fapto), de forma virtual, o Protocolo de Manejo para o Covid-19 na instituição. O documento estabelece medidas e protocolos específicos de segurança baseados em distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação, para evitar o contágio.

Desde o início da pandemia, a Fapto vem adotando medidas para resguardar a saúde da equipe da Fundação e também dos seus clientes e parceiros. Mas segundo a diretora executiva, Fernanda Fernandes, devido ao aumento no número de casos confirmados no Tocantins, novos procedimentos passarão a ser adotados. “Logo no início do surto, adotamos algumas medidas preventivas. Reduzimos a jornada de trabalho, aderimos ao trabalho remoto para alguns colaboradores, fizemos campanhas educativas para que a nossa equipe entendesse o momento que estamos passando. Todas as mudanças foram realizadas para oferecer um ambiente seguro aos nossos profissionais. Agora, fizemos mais um investimento para melhorar as medidas de prevenção e de controle dos riscos da doença”, destacou a diretora. 

O Protocolo que foi elaborado pelos coordenadores da Fapto, estabelece que ao chegar na empresa, todos os funcionários devem se direcionar ao lavatório para lavagem das mãos com água e sabão, por pelo menos, 20 segundos. As estações de trabalho deverão ser higienizadas antes do seu uso. Para isso, a Fapto disponibilizou álcool 70º para todos os espaços. Outra orientação é que todos os funcionários usem máscaras cirúrgicas ou de pano durante o período total de permanência na empresa.

A coordenadora de Administração e Logística, Thanne Ribeiro, reforçou durante a apresentação do documento, que todas as áreas de uso comum passarão por vigilância para evitar o contato de qualquer pessoa por um período inferior a dois metros. “A recomendação é manter todas as portas e janelas abertas e bem ventiladas. E que cada funcionário tenha os seus próprios utensílios”, relembrou pontuando também que não será permitido o uso de adorno, como pulseiras e colares nas instalações da Fapto.

A coordenadora de Projetos, Wanessa Crosara, relembrou a importância de adotar o trabalho remoto para as atividades passíveis deste formato. Segundo ela, o protocolo estabelece que todas as reuniões da empresa, devem ser realizadas de forma virtual. 

O protocolo traz ainda a conduta para os colaboradores que apresentarem sintomas da Covid-19. Conforme o documento, quem tiver febre, tosse, dificuldade respiratória, ou perda de olfato ou paladar devem comunicar a Fundação e ficar em isolamento até que se confirme ou não o diagnóstico. “Foi estabelecida uma área de isolamento para a colocação de um colaborador ou visitante suspeito de infecção por Covid-19. A área foi equipada para que a pessoa aguarde a validação de caso e o eventual transporte”, diz o coordenador de Finanças Willian Oliveira reforçando que funcionário só poderá retornar às atividades mediante apresentação do resultado do teste, ou quando cessarem os sintomas.