Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

CEI 10 anos: Uma história de sucesso escrita por várias mãos

Atualizado em: 21/08/2020 12h44

Este é o terceiro ano que a pequena Laura Pereira Farias, de 4 aninhos, estuda no Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, unidade educacional do Tribunal de Justiça do Tocantins (CEI-TJTO). Laurinha como é chamada pelos coleguinhas e pela professora Erlane, entrou no maternal I e atualmente cursa o 1º ano da educação infantil no Centro. Como Laura, outros tantos alunos tiveram a sua primeira experiência no universo pedagógico na instituição de ensino que neste mês de agosto completa 10 anos de história.

História que foi escrita pelas centenas de crianças, professores, colaboradores, famílias que passaram por lá. Nesta uma década de dedicação na formação de crianças, a equipe do CEI, os alunos e os pais têm muito a comemorar.

A mãe da Laura é uma delas. Elisangela Farias, fala com orgulho da sua satisfação em contar com o apoio da escola para educação da sua filha. “O CEI é a extensão da nossa casa. Lugar que proporciona amizades tanto pra Laura como para nós (pais). Um lugar onde a criança é acolhida e aprende brincando. Uma escola preocupada em criar cidadãos de bem, cidadãos conscientes de que são peças importantes para um mundo melhor”, relatou destacando que o CEI/TJTO é sinônimo de carinho, zelo, comprometimento e profissionalismo.

A instituição de ensino coleciona bons exemplos de alunos que passaram pela unidade e hoje são destaques em outras escolas, além dos selos e certificados de excelência na atividade educacional para crianças. No prédio da escola, o certificado recebido pela instituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é motivo de muito orgulho para todos da escola. Um dos motivos é que o CEI é a única escola da região norte certificada pela Unesco.

Segundo a coordenadora do CEI/TJTO, Luciana Bastos, a instituição busca um cuidado e educação de excelência. “A equipe se esmera muito para se dedicar a essa faixa etária de 2 anos a 5 anos 11 meses. Acreditamos que o grupo acredita muito no potencial criativo das crianças. Nós, procuramos diariamente promover atividades que explorem o que potencial criativo das crianças. A criança é um ser que pensa, que sabe de muitas coisas, que sente e é cheia de habilidades e talentos. Para nós, a criança é a protagonista do processo de ensino-aprendizagem e é o coração pulsante do CEI. Existe muitas trocas e ensinamentos, crescimento na nossa relação com as crianças e entre elas”, relata com emoção a coordenadora.

A diretora executiva da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Fernanda Fernandes, reforça o orgulho que a Fundação tem em também fazer parte da construção diária do CEI. “Acompanhamos de perto o empenho da gestão da escola que prima pela capacitação e formação constante dos seus técnicos, professores e coordenadores, buscando valorizar de forma contínua cada um dos seus colaboradores. Dá gosto de ver a dedicação à educação com responsabilidade e compromisso que toda a equipe tem com a qualidade da educação dos seus alunos ”, elogia a diretora.

O Centro de Educação Infantil é unidade do TJTO, com um Projeto gerenciado pela Fapto que atende atualmente 130 alunos, filhos e netos de servidores do Poder Judiciário Tocantinense . Com turmas do maternal I ao 2º ano da educação infantil. O CEI/TJTO oferece educação infantil também aulas de música, inglês e educação física desde 2010.