Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Manual de Procedimentos da Fapto é apresentado aos colaboradores da instituição

Atualizado em: 07/08/2020 18h51

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 07, a diretora executiva da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Fernanda Fernandes, apresentou o Manual de Procedimentos da Fundação. O encontro que ocorreu de forma virtual reuniu os colaboradores, coordenadores de departamento e assessores da instituição.

O Manual, que ficará disponível no site da Fapto, foi elaborado pela equipe de gestores com o auxílio das Coordenações de Projeto, Financeira e Compras. O documento aborda como deve ser a gestão e fiscalização de contratos no âmbito da Fapto e dos parceiros, de acordo com as leis e resoluções internas da Fundação e dos órgãos de fiscalização. O material apresenta também, os fluxos dos principais processos que envolvem o desenvolvimentos dos projetos de pesquisa e extensão gerenciados pela Fapto.

Durante a apresentação, a diretora compartilhou o documento e esclareceu as dúvidas dos colaboradores. Fernanda explicou que é fundamental que todos da equipe conheçam os fluxos dos departamentos e também dos processos de gestão e fiscalização das atividades. “Depois de um amplo estudo das principais leis e resoluções da Fapto e das instituições apoiadas, chegamos a consolidação do Manual. A intenção é que este conteúdo possa orientar melhor a gestão dos recursos dos projetos na Fapto”, lembrou a diretora.

Com a apresentação para a equipe da Fapto e posteriormente aos Coordenadores dos Projetos, Fernanda espera que o manual vem estabelecer de forma oficial como devem ser conduzidos os processos inerentes à gestão e fiscalização dos contratos. “Esperamos que o documento ajude a tornar a gestão mais eficiente e mais clara para grupo de colaboradores da Fundação e também para os nossos clientes”, disse.

Ainda na reunião, foram abordados sobre a forma de funcionamento da Fapto, o papel do coordenador e do analista de projetos, classificação e formas de movimentação do recurso, definições do plano de trabalho e despesas do plano de trabalho.