Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Fapto e UFT oferecerá treinamentos em tecnologias da Informação e Comunicações da Huawei

Atualizado em: 07/08/2020 18h45

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu a confirmação do credenciamento para participar do Programa Huawei ICT Academy, que promove o desenvolvimento do setor Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) por meio não só de novas soluções como também do investimento no capital humano.

Com o credenciamento, a UFT que contará com a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) poderá oferecer treinamentos em tecnologias de TIC da Huawei, para alunos e docentes da instituição. “Com a habilitação será possível treinar recursos humanos em tecnologias de Inteligência Artificial (IA), de 5G e de Cloud Computing, usando as plataformas Huawei e tendo como balizador do conhecimento adquirido os programas de certificações”, explica a diretora da Fapto, Fernanda Fernandes lembrando que Huawei fornecerá suporte para a universidade por meio das reservas de produtos e tecnologia de ponta.

O gestor do sistema ICT Academy da Huawei e professor da UFT, Gentil Barbosa Veloso, destaca que a parceria com a Huawei é uma excelente oportunidade para a qualificação de mão de obra especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação para a região. Segundo ele, os projetos que irão surgir com a parceria, poderão aproximar mais a Universidade as demandas de trabalho desta área, dando oportunidade aos acadêmicos de serem inseridos no mercado de trabalho que cada vez está mais exigente por conhecimentos especializados. “Podemos contribuir para a melhoria do conhecimento dos profissionais de TIC que atuam em órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal do Tocantins, bem como profissionais sul do Pará, Maranhão e Piauí que adotaram Palmas como a sua capital, em razão da privilegiada localização geográfica. Finalmente, acredito que seja uma oportunidade real o desenvolvimento tecnológico para a nossa região de estreitarmos a relação entre a Universidade, o setor público e a iniciativa privada. Estou bastante entusiasmado com esse projeto e estamos trabalhando para atender da melhor maneira possível a confiança depositada em nossa equipe, que foi selecionada baseada na capacidade técnica e disponibilidade para participação do projeto”, pontuou.

Para o presidente da Huawei no Brasil, Mr. Yao Wei, a qualificação de mão de obra especializada no setor TIC brasileiro é crucial para o crescimento do país. “A Huawei, como uma companhia líder de mercado, está comprometida com a capacitação desses profissionais, e visa sempre o desenvolvimento econômico e tecnológico dos países em que opera”, destacou.