Palmas-TO, 23 de abril de 2024

WebMail

Empossados novos membros do Conselho de Administração da Fapto

Atualizado em: 15/07/2020 15h42

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), empossou na manhã desta quarta-feira, 15, os novos membros do Conselho de Administração que é o órgão máximo de deliberação da Fundação.

A solenidade de posse dos novos seis conselheiros ocorreu de forma virtual e foi conduzida pela diretora interina da Fapto, Fernanda Fernandes. Na ocasião, foram empossados os conselheiros indicados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT): Fabrícia Rocha Chaves Miotto, Mac David da Silva Pinto, Aurélio Vaz de Melo e Anderson da Silva Muniz. Representando a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foi empossado o servidor Vinícius Augusto de Oliveira Silva e como representando do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o professor Cleber Decarli de Assis.

Na oportunidade, os conselheiros empossados elegeram o professor da UFT, Aurélio Vaz de Melo, para presidir o conselho no período de 2020 a 2024. Em sua fala, o presidente eleito agradeceu pela confiança e assumiu o compromisso de se empenhar nas atividades atribuídas ao exercício. “É uma satisfação compor o Colegiado, pois sabemos da importância da Fundação para o desenvolvimento científico. Instituição que há anos contribui de forma profissional para a consolidação de projetos de inovação e transferência de conhecimento”, reforçou o novo presidente parabenizando todos os conselheiros empossados.

Para a diretora Fernanda Fernandes, os conselheiros têm o papel de tornar o Colegiado mais democrático e dinâmico para implementar projetos nas áreas da ciência, tecnologia e inovação no Tocantins. “O Conselho tem a pluralidade de estar representado pela principais instituições e órgãos ligados à pesquisa, extensão, cultura, ao desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e artístico do estado do Tocantins. Quanto mais plural ele for, mais relevante será o seu processo decisório que determina os rumos dos recursos geridos pela Fapto”, avaliou a diretora.

Participaram também da solenidade de posse o ex-presidente do Conselho de Administração, Tarso da Costa Alvim, o assessor institucional da Fapto, Léo Araújo, que parabenizaram os novos membros do Conselho, além de dar as boas vindas aos empossados.

O Conselho
A Fapto é dirigida pelo Conselho de Administração que é o órgão máximo de deliberação, constituído por 11 (onze) membros efetivos com mandatos de quatro anos, podendo ser reconduzidos por uma vez.