Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Colaboradores da Fapto participam de bate papo sobre como manter a saúde mental durante a pandemia

Atualizado em: 05/06/2020 19h00

É possível notar que devido ao número crescente de casos do novo coronavírus, cresce o medo, a ansiedade e comportamentos que prejudicam a saúde e o bem estar da grande maioria das pessoas. Para ajudar a enfrentar essa crise causada pela pandemia e buscando preservar a saúde mental e física dos colaboradores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), toda a equipe da Fundação participou na tarde desta sexta-feira, 05, de um bate papo virtual com a psicóloga Leny Carrasco.

A psicóloga, que é a articuladora da Agenda do Ministério da Saúde para a Prevenção do Suicídio e Automutilação na Adolescência, e compõe a equipe de profissionais da Diretoria de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Palmas, usou de forma didática a sua experiência na área para mostrar como lidar com os sentimentos de ansiedade, medo e frustração neste período. “É importante limitar a exposição às notícias. A obtenção de informações precisas e oportunas sobre a saúde pública em relação ao Covid-19 é importante, mas a exposição excessiva à cobertura da mídia pelo vírus pode levar ao aumento de sentimentos de medo e ansiedade. Recomendamos equilibrar o tempo gasto em notícias e mídias sociais com outras atividades não relacionadas à quarentena ou isolamento, como ler, ouvir música ou aprender um novo idioma”, orienta lembrando que com tantas informações o cérebro fica sobrecarregado, o que pode levar à impulsividade, ao pânico e também a respostas emocionais que não fazem bem à saúde.

A profissional destacou também que uma das coisas importantes a se fazer é buscar ajudar a si mesmo e a seus entes queridos a tomar todas as precauções, incluindo lavar as mãos e praticar o distanciamento social. “Além dos cuidados preconizados pelos órgãos de saúde em relação a prevenção do contágio da doença, a orientação é buscar se concentrar nas coisas que realmente estão sob controle e criar planos de ação para resolvê-las. Isso pode ajudar aliviar o estresse”, frisa.

Leny disse também que criar uma rotina em casa e um cronograma para o trabalho remoto em meio ao distanciamento social é fundamental. “Manter uma rotina diária pode ajudar adultos e crianças a preservar um senso de ordem e propósito em suas vidas, apesar do desconhecimento do isolamento e da quarentena. Tente incluir atividades diárias regulares, como: trabalho, exercício ou aprendizado, mesmo que precisem ser executadas remotamente”, pontua.

Para a especialista, procurar se manter conectado virtualmente através de telefonemas, mensagens de texto, bate-papo por vídeo e redes sociais ajuda no suporte social. “Se você se sentir triste ou ansioso, use essas conversas como uma oportunidade para discutir sua experiência e emoções associadas. Se comunique com aqueles que você conhece que estão em uma situação semelhante”, lembra ela que também está à frente do Projeto de Atendimento Online em saúde mental da Prefeitura de Palmas.

A colaboradora Sara Raquel acompanhou atentamente as orientações da psicóloga. Para ela, foi um momento bastante proveitoso que proporcionou novas reflexões. “Fiquei muito satisfeita e esclarecida da responsabilidade do meu cuidado próprio nesse momento. Sinto que os resultados serão positivos quando tudo isso passar”, revelou.