Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Dia Mundial de Higiene das Mãos: Uma medida simples que ajuda a prevenir várias doenças

Atualizado em: 06/05/2020 15h06

Ter o hábito de lavar as mãos é tão importante para a saúde das pessoas que foi criada uma data dedicada a lembrar dessa simples ação: 05 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para lembrar a importância de adotar essa medida simples fácil, mas que previne várias doenças, inclusive a Covid-19.

A lavagem das mãos passou a fazer parte do nosso cotidiano depois da divulgação da sua eficácia na prevenção do contágio do novo coronavírus. Na Fundação de Apoio Tecnológico e Científico do Tocantins (Fapto) a orientação é que todos usem máscaras, lavem as mãos com água e sabão e usem álcool em gel para evitar a contaminação com o vírus.

A analista de recursos humanos da Fapto, Aline Araújo, orienta que a cada intervalo de atendimentos os colaboradores façam a higienização das mãos. “Observamos que em meio a pandemia do Covid-19, a prática de higienizar as mãos se tornou mais comum, pois sabemos que é mais uma forma de prevenir a proliferação de doenças”, conta.

Acompanhe abaixo o passo a passo de como lavar as mãos de forma correta. O procedimento todo deve durar, pelo menos, entre 40 e 50 segundos:

Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete, detergente ou sabão para cobrir todas as superfícies das mãos.
Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
Esfregue a palma de uma mão contra o dorso da outra, entrelaçando os dedos.
Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem.
Esfregue o polegar de uma mão com auxílio da outra, utilizando movimentos circulares.
Esfregue, com movimentos circulares, um dos punhos com o auxílio da palma da mão oposta.
Enxágue as mãos, evitando contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se não for possível abrir a torneira sem o uso das mãos, utilize um pedaço de papel.
Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.
Utilize o álcool em gel. Ele é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias.