Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

UMAnizando: Idosos recebem auxílio de profissionais para diminuir os impactos do isolamento social

Atualizado em: 17/04/2020 10h10

O receio e as incertezas sobre a Covid-19, a mudança na rotina diária e a redução do contato físico e social entre as pessoas têm causado uma série de sensações como ansiedade, depressão, alterações emocionais, entre outros sintomas. Imagine então como os idosos estão passando por esta fase de isolamento social. Para diminuir estes impactos na saúde dos alunos idosos, a equipe da Universidade da Maturidade (UMA), com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o apoio da Fundação de Apoio Cientifico e Tecnológico (Fapto) implantou o projeto “UMAnizando em tempos de Coronavírus”.

O projeto reúne profissionais de diversas áreas da saúde e da educação, como gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Medicina, Nutrição e Enfermagem que, por meio de telefonemas e o contato através das redes sociais, estão dando suporte aos idosos que estão em isolamento.

O coordenador da Universidade da Maturidade, Luiz Sinésio Neto, lembra que neste momento o melhor é que os idosos fiquem em casa para evitar a transmissão do novo Coronavírus, mas que eles podem aproveitar este período preenchendo o tempo livre dentro de casa com atividades que gostem como a leitura, desenho e filmes. Outra ferramenta proposta aos alunos idosos, é que cada um produzisse um diário para relatar suas ideias, desejos, sentimentos e acontecimentos do cotidiano que estão presenciando. “Queremos ajudar a entreter os nossos alunos. Com o auxílio de vários profissionais, criamos uma rede de apoio, onde todos estão à disposição para qualquer necessidade que surgir, como ir ao supermercado e farmácias”, destacou.

Os mestrandos de Educação, Sônia Bonatti e Quenidi Bonatti estão auxiliando os alunos na produção dos diários. Eles contam que a proposta tem tido bons resultados. “Com a produção dos diários conhecemos tantas histórias guardadas, momentos marcantes na vida dos idosos, pois eles são um relato vivo de como o mundo muda a cada dia”, revelando Sônia que mesmo eles estando longe dos olhos, estaremos dentro dos corações de cada um deles fazendo com que não sintam sozinhos.

Os acadêmicos Bira Dantas e Venecy Pereira não perderam tempo e colocaram as “mãos a obra”. Os dois aproveitam parte do dia para registrar todos os acontecimentos nos seus diários. Seu Bira, além de relatar sua rotina, também ilustra os fatos com desenhos e pinturas coloridas.

O projeto desenvolve ainda outras ações como: Educação em Saúde, levando informação de qualidade; auxílio através da ação “Neto (a) postiço: Posso te ajudar?”, que oferece ajuda nas demandas fora de casa; atividade física em casa: Mexa-se; Culinária Afetiva: Cozinhar com afeto e alegria; Arte, Cultura e Educação: Cuca Ativa; UMA Cuida: Acolhimento Psicológico – Afeto é um poderoso remédio; Apoio Social – Auxílio e Informação Social.

Os profissionais ainda produzem vídeos ensinando atividades para os idosos realizarem em casa. Acompanhem nos links abaixo.

https://youtu.be/fbtEdqB5jL8 - Apresentação do Projeto UMAnizando
https://youtu.be/1nOSV4lG7ak - Dicas Preparatórias para alongamento
https://youtu.be/jgx05rGrSgU - Alongamento
https://youtu.be/j1HW117WtxQ - Exercícios Físicos
https://youtu.be/5wz4Zyl82KI - Construindo o Tangram
https://youtu.be/VK3Q5gvfVfk - Composição de figuras geométricas utilizando o Tangram
https://youtu.be/ZL8EAwgBQEM - Equivalência entre as peças do Tangram.