Palmas-TO, 19 de março de 2024

WebMail

Com apoio da Fapto, Prefeitura de Paraíso implanta monitoramento por câmeras nos cruzamentos da cidade

Atualizado em: 16/03/2020 08h19


Com a rotina do dia a dia, os moradores de Paraíso do Tocantins, cidade situada a 60 quilômetros de Palmas, podem ainda não terem percebido as câmeras de monitoramento instaladas nos principais cruzamentos do município, mas os cinco equipamentos que já estão funcionando irão ajudar a melhorar a segurança no trânsito de Paraíso.

De acordo com a Prefeitura de Paraíso, os equipamentos não se tratam de radares e não serão para aplicar multas. Os equipamentos que foram adquiridos por meio da parceria da Prefeitura de Paraíso com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto) estão sendo utilizados para a contagem de veículos. Os dados serão usados para o planejamento de medidas de melhora do fluxo, como instalação de semáforos ou inversões no sentido das ruas, por exemplo.

A partir da parceria com a UFT e Fapto o sistema de monitoramento promete dar mais uma utilidade ao sistema de imagens. As câmeras irão monitorar o movimento de veículos, ciclistas e pedestres e ajudar futuramente os agentes de trânsito na fiscalização de infrações.

Além da contagem volumétrica da quantidade de carros, também são analisadas as manobras de conversão feitas por eles. A cada semana, cinco novos pontos serão selecionados para receber o serviço. Os dados estão sendo levantados pelo Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC-UFT) e serão processados diretamente pelo software.