Palmas-TO, 20 de fevereiro de 2020

WebMail

Projeto coordenado pela Fapto rende frutos e vira livro

Atualizado em: 17/12/2019 09h30

Coordenado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) o projeto “Planejamento e Gestão da Saúde na Região Sul do Tocantins” trouxe uma visão ampla da produtividade acadêmica do corpo docente da UFT, em especial do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, estabilizando a capacidade de pesquisa e extensão, sob uma perspectiva interdisciplinar.

Coordenado pelo professor Dr. José Gerley, o projeto teve a duração de três anos e nove meses, e gerou diversos frutos para profissionais da saúde, sendo um deles o livro “Uma Leitura Interdisciplinar do Processo Saúde - Doença”.

O livro possui dezessete capítulos, aborda diversos temas e teve a contribuição de diversos especialistas da saúde e de outras áreas. A concepção e estruturação do livro buscou instigar o debate sobre a formulação da saúde na precisão de sua complexidade.

Segundo o coordenador do projeto, a produção do livro foi dividido em três fases. “A primeira parte foi a preparação dos grupos de pesquisadores e temas a serem abordados que durou cerca de um mês, a escrita e revisão dos textos durou cerca de oito meses, e por último foi a revisão, diagramação e impressão que durou três meses.”, disse Gerley.

Quando perguntado sobre uma possível continuação do livro, Gerley revela que algo novo já está sendo planejado.“A temática do livro é inesgotável. Já estamos preparando novos temas para produzirmos outro livro. Penso que precisamos divulgar as ideias centrais do livro, sendo alguma delas: encarar a saúde como processo, colocar em evidência uma nova forma de enxergar os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença, evidenciar que o tema ambiental (em suas múltiplas formas: natural, artificial, cultural) está intimamente ligado ao processo saúde-doença e fortalecer o paradigma científico da complexidade como novo norteador da atividade científica em detrimento do método cartesiano.”, completou o professor.

O livro é um verdadeiro convite a docentes, formuladores de políticas e programas, gestores, profissionais de saúde e outros operadores desses temas, para somarem ao grupo que quer discutir saúde e ambiente, nessa dimensão ampla, oportuna e dialética, mas sobretudo produtora de mudanças.

Ascom Fapto
Foto: Arquivo Pessoal