Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Conheça um dos grandes projetos que a Fapto gerencia - LAPEQ

Atualizado em: 10/04/2019 14h34

O Laboratório de Pesquisa em química Ambiental e de Biocombustíveis (LAPEQ) tem como objetivo a prestação de serviços de análises laboratoriais químicas, físico-químicas e microbiológicas em amostras ambientais e amostras de alimentos. No LAPEQ são desenvolvidas diversas linhas de pesquisa nas diferentes áreas da química aplicada.

Segundo o Professor responsável pelo projeto, Emerson Guarda, no laboratório diversos alunos de graduação e pós-graduação trabalham em vários segmentos de pesquisa. “Além dos alunos de graduação e pós-graduação, o LAPEQ conta com técnicos nas áreas de química, meio ambiente, engenheiro ambiental, engenheiro de alimentos, técnico de campo e um técnico-administrativo.

Com o objetivo de buscar parcerias o LAPEQ possui convênios para análises de água, efluentes e solos, com a SEMARH, Naturatins, prefeitura de Itacajá, MPT-TO entre outros. Já teve projetos com outros órgãos públicos, como MPE-TO, FMA-Prefeitura de Palmas, além de outras prefeituras e empresas privadas.

Emerson explica que atualmente o laboratório desenvolve vários tipos de análises. “Hoje o LAPEQ trabalha com análises de água, superficial ou subterrânea. Análises físico-químicas, microbiológicas, metais, alguns compostos orgânicos, também são analisados”, disse o pesquisador.

Além disso, ele explicou que está sendo implementada uma nova estrutura analítica que ampliará a gama de parâmetros e matrizes que poderão ser analisadas, como solo, alimentos e outras.

Ascom Fapto