Palmas-TO, 23 de abril de 2024

WebMail

Representantes da Fapto participam do IV ENNFAIES

Atualizado em: 11/06/2018 17h47

Representantes da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins – Fapto participaram do IV Encontro Norte e Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica - IV ENNFAEIS realizado nos dias 07 e 08 de junho de 2018, em João Pessoa na Paraíba.

O encontro acontece anualmente e é direcionado às fundações de apoio afiliadas ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

O objetivo principal do Encontro é a interação e a preocupação em fortalecer as Fundações de Apoio através da propagação de sua Legitimidade, sem descuidar da necessária observância aos parâmetros pelos quais são submetidas as Fundações aos Órgãos de Controle. Assim, o IV ENNFAEIS tratou de vários temas, tendo como culminantes o debate acerca da TV CONFIES COMO INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO DA LEGITIMIDADE DAS FUNDAÇÕES DE APOIO e o debate acerca das FUNDAÇÕES DE APOIOS E OS ÓRGÃOS DE CONTROLE, COM VISTA DE QUE O ENTENDIMENTO NORMATIVO FACILITE O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E DA INOVAÇÃO.

O IV ENNFAIES debateu ainda sobre áreas primordiais, tais como: Prospecção Junto as IFES, Legislação Trabalhista e E-Social, Principais consequências da negligência do Controle Patrimonial e seus reflexos no Balanço Patrimonial, Portal da Transparência, Concessão de Bolsas Pesquisa/extensão, Novo Decreto Marco Legal, Projetos financiados pela FINEP e os órgãos de controle.

“O ENNFAIES é mais um marco na construção de um CONFIES forte e atuante. Os encontros regionais como esses são os alicerces da nossa Organização. Nesse ano discutimos através do Projeto TV CONFIES como a sociedade conhecerá a importância das fundações de apoio para mais de 22 mil projetos de pesquisa por ano!”, enfatizou o presidente nacional do Confies, professor Fernando Peregrino.

Fonte: ASCOM FAPTO