Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

1st German-Brazilian Workshop on Computational Mechanics

Atualizado em: 05/02/2018 18h40

O Workshop de Mecânica Computacional acontecerá nos dias 19 e 20 de fevereiro na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) em São Paulo.

O evento contará com a presença de pesquisadores alemães e brasileiros. Dentre eles dois especialistas renomados na área: Peter Wriggers, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Hannover, e Jörg Schröder, da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Duisburg-Essen.

Wriggers é membro do conselho da American Society of Mechanical Engineers (Asme) e editor da Computational Mechanics, principal revista científica mundial sobre o tema. No evento, ele deverá abordar um novo método computacional chamado elementos finitos virtuais. Já Jörg Schröder deverá abordar a anisotropia – característica de certas propriedades físicas de uma substância que variam conforme a direção.

Além dos pesquisadores alemães, estão confirmadas as presenças de especialistas da Poli-USP, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O workshop é resultado de um trabalho que o professor Pimenta vem desenvolvendo em cooperação com Alemanha já há alguns anos. Ele foi o primeiro pesquisador brasileiro a ser agraciado com o Georg Forster Research Award, concedido pela fundação alemã Alexander von Humboldt. A expectativa é que o workshop possibilite criar uma rede maior de pesquisadores.

Local: auditório do prédio da Administração da Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo – SP).

Informações e inscrições: www.gbwcm2018.com 

Fonte: Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo