Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Mestrado nacional para professores da educação básica tem inscrições prorrogadas

Atualizado em: 01/02/2018 10h40

O programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) teve inscrições prorrogadas até o dia 9 de fevereiro. No total, são ofertadas 192 vagas para ingresso em 2018, distribuídas por oito instituições de educação superior (IES) associadas. Provas de conhecimentos serão aplicadas em 20 de fevereiro, e a divulgação do resultado está prevista para 19 de março.

Para participar da seleção é necessário ser professor licenciado de Sociologia na rede pública de educação básica ou possuir um diploma de licenciatura e demonstrar interesse em atuar no ensino de Sociologia no ensino médio.

Coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa é gratuito e semipresencial, com algumas disciplinas e atividades realizadas a distância por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Durante o curso, que tem duração de 24 meses, o aluno deve cursar seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, perfazendo 450 horas de aula. Ao final, deve apresentar uma dissertação.

O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira é uma prova escrita de conhecimentos, a ser aplicada em 20 de fevereiro; a segunda, que ocorre de 8 a 13 de março, é uma entrevista sobre uma carta de apresentação do candidato.

Rede nacional
O ProfSocio é parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Gerido pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES, o PROEB reúne cursos de mestrado profissional em rede nacional nos formatos presencial ou semipresencial voltados a professores da educação básica.

O PROEB possui atualmente cursos nas áreas de Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.
Confira o edital do ProfSocio e mais informações na página do programa.

Fonte: CCS/CAPES