Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Convênio é assinado para execução da FASE D do projeto Gestão de Alto Nível na bacia hidrográfica do rio Formoso

Atualizado em: 29/01/2018 18h56

Com o objetivo de executar a FASE D do projeto Gestão de Alto Nível na bacia hidrográfica do rio Formoso, que trata da revisão das outorgas e o estabelecimento de novos critérios de outorga e regras de operação das captações superficiais para fins de irrigação, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e a Universidade Federal do Tocantins – UFT, com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins – Fapto, celebraram na última quinta-feira (25) convênio para execução do projeto.


A assinatura contou com a participação da Secretária Meire Carreira, do Reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato e do Diretor Executivo da Fapto, Léo Araújo da Silva.

Estiveram presentes também, o coordenador do projeto, professor de Engenharia Civil e diretor presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), Felipe Marques; o professor de Engenharia Civil, Fernán Enrique Vergara; o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo; e o subsecretário, Fábio Lelis.

Serão investidos R$ 500.000,00 oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para execução desta fase do projeto que está sendo desenvolvida no âmbito do Termo de Compromisso Judicial firmado entre o Estado do Tocantins e o Ministério Público Estadual, tendo em vista a implantação de uma robusta infraestrutura de monitoramento e mecanismos para assegurar a continuidade das atividades econômicas dessa importante região agrícola do Tocantins.

O coordenador do projeto, Felipe Marques, esclareceu que o monitoramento das demandas nunca foi feito com tamanha precisão como está sendo realizado na bacia do Formoso, em tempo real e com transmissão e disponibilização dos dados na internet.


Foto: Fernando Alves / Governo do Tocantins

Para o diretor executivo da Fapto, Léo Araújo da Silva, o projeto irá estabelecer regras de operações para assegurar o uso múltiplo dos recursos hídricos em conformidade com a disponibilidade hídrica natural.

Fonte: Ascom - Fapto