Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

DAAD oferece bolsas de estudos para brasileiros na área de Gestão Sustentável da Água

Atualizado em: 18/01/2018 18h33

Pela primeira vez, o programa do DAAD Sustainable Water Management (NaWaM) realiza processo seletivo para estudantes e pesquisadores brasileiros. Estão abertas até 31.10.2017 as inscrições para as bolsas do programa que busca fomentar projetos de pesquisa dedicados ao desenvolvimento de tecnologias e estratégias para o manejo sustentável da água no mundo. O NaWaM contempla tanto cursos de Master em cooperação com cinco faculdades alemãs quanto a realização de um doutorado.

Para se candidatar é preciso ter formação na área, rendimento acadêmico excelente e conhecimentos avançados de inglês, entre outros requisitos. Os benefícios incluem bolsa mensal de 750 euros (Master) ou de 1.200 euros (doutorado), auxílio para passagem aérea no valor de cerca de 1.550 euros, bolsa pesquisa de 460 euros e seguro-saúde. Confira neste documento em português todos os requisitos do processo seletivo, documentação exigida e procedimentos para submeter a candidatura.

Programa inclui período de estágio profissional na Alemanha
As bolsas de Master destinam-se exclusivamente aos seguintes cursos: Master's Programme Hydro Science and Engineering (Technical University Dresden), Water Resources and Environmental Management (Leibniz University Hannover), Water Resources Engineering and Management (University of Stuttgart), Water Science (University of Duisburg-Essen), e Integrated Water Resources Management IWRM (University of Applied Sciences Cologne). A bolsa contempla uma estadia de 36 meses na Alemanha, incluindo seis meses de curso de alemão intensivo após a chegada e um período de estágio profissional. Informações detalhadas sobre os cursos de Master e os pré-requisitos específicos podem ser consultados no site do DAAD (em inglês).

No caso do doutorado, os candidatos devem escolher por conta própria uma instituição alemã para a realização do curso e um supervisor. É preciso, ainda, elaborar um projeto de pesquisa em uma das seguintes áreas: “Água e Energia”, “Água e Saúde”, “Água e Nutrição”, “Água e Meio Ambiente” ou “Água em Áreas Urbanas”. O programa se refere a uma estadia de 48 meses na Alemanha, incluindo uma visita preparatória de cinco a 14 dias, também financiada pelo DAAD. Todos os detalhes a respeito do doutorado em Sustainable Water Management podem ser consultados neste link do DAAD em inglês. O doutorado também prevê curso de alemão intensivo e um período de estágio profissional.

Veja aqui a lista com os tipos de organização no setor de água que podem ser consideradas para a realização do estágio.

No momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha. O último título acadêmico (graduação ou mestrado) não pode ter sido obtido há mais de seis anos. Entre os documentos exigidos para se candidatar, está a carta de motivação. Confira dicas do DAAD em português ou inglês para elaborar esse material.

Financiado com recursos do Ministério Federal para Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), esse programa programa especial do DAAD é destinado a jovens acadêmicos dos seguintes outros países: Chile, Irã, Jordânia, Cazaquistão, Mongólia, Namíbia, Peru, África do Sul e Vietnã.

Fonte: DAAD Brasil