Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

Seminário discute ampliação a diversidade das políticas públicas sobre drogas

Atualizado em: 28/11/2016 17h43

Ocorre de 28 a 29 de novembro, no auditório do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Miracema, o Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas: Ampliando a Diversidade. O evento encerrará as atividades do ano de 2016, discutindo e debatendo as políticas públicas sobre drogas nacionalmente e as especificidades na realidade tocantinense. O seminário é gratuito e as inscrições podem ser acessadas pelo endereço eletrônico disponível aqui.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, Silvia Costa, o principal objetivo do Centro Regional de Referência (CRR/UFT/Centro-Sul) é capacitar, de forma continuada e articulada com as políticas públicas relacionadas ao tema, os atores governamentais e não governamentais envolvidos nas ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de álcool e outras drogas, além de qualificar e fortalecer ações da rede de atenção a usuários e dependentes.

O professor Hermógenes Moura, explica que a discussão versará sobre questões relativas aos modos como o problema das drogas tem sido abordado na escola. Moura pontua que convidará o público a refletir acerca da própria noção de "droga", como categoria presente no arsenal de conceitos cotidianos, o que, segundo ele, passa por uma discussão de como historicamente o ocidente irá construir essa categoria especialmente referenciada em algo negativo.

"Vamos refletir sobre os processos de construção dos estigmas relacionados a determinadas substâncias e seus usuários, suas repercussões nos modelos de abordagem dessa temática na escola, ressaltando-se a necessidade de desconstrução desse estigma e o imperativo de pensar formas alternativas de lidar com a questão, pautada em evidências científicas e pedagogias ativas. Uma educação para as drogas orientada pela filosofia da redução e prevenção de danos, que prime pela promoção da saúde e autonomia dos escolares", declara Moura.

Mais informações através do e-mail crr@uft.edu.br ou pelo telefone (63) 3232-8064.

Confira aqui a programação do evento.

Fonte: UFT