Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Consulta Pública de apresentação do Plano de Ações do Plano da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago

Atualizado em: 26/10/2016 15h18

O Instituto de Atenção às Cidades - IAC da UFT, em conjunto com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, no próximo dia 27 de outubro, a última Consulta Pública do Plano da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães, para apresentação do Plano de Ações.

O evento acontece a partir das 14h, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e é aberto à toda a comunidade.
O Plano é um projeto do Governo do Tocantins, realizado por meio de convênio firmado entre a Semarh e a FAPTO.

A Consulta Pública é a conclusão de uma série de etapas que envolveram o processo de elaboração do Plano, desde o diagnóstico, passando pelo prognóstico e a definição de diretrizes e alternativas até o produto final. A apresentação será realizada pelo professor doutor em Recursos Hídricos Felipe de Azevedo Marques, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), presidente do Instituto de Atenção às Cidades e coordenador geral do projeto.

O recurso, no valor de R$ 1.250.000,00, é oriundo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerido pela Semarh.

“O Plano é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos que visa compatibilizar as demandas com a disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica para garantir o desenvolvimento de socioeconômico de nossa região. É um plano para a segurança hídrica, em quantidade e qualidade para seus diversos usos, como irrigação, pecuária, abastecimento público, pesca e aqüicultura, turismo e lazer, geração de energia, entre outros”, ressalta o coordenador do projeto, Felipe Marques.

Bacia

A Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães representa aproximadamente 6,8% da área do Estado do Tocantins e concentra entorno de 25% de sua população. Isso demonstra a relevância estratégica da região, onde estão localizadas duas das quatro maiores cidades do Tocantins, Porto Nacional e Palmas. Por isso a importância do Plano para a segurança hídrica da população e o uso sustentável dos recursos hídricos.

Fonte: Ascom - FAPTO