Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Abertas inscrições para o Encontro de Inovação, Ideias e Negócios na Academia

Atualizado em: 20/09/2016 17h17

Já estão abertas as inscrições para quem deseja participar do Encontro “Inovação, Ideias e Negócios na Academia”, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em conjunto com o Comitê de Ética em Pesquisa. Os interessados podem se inscrever através do link, disponível aqui.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no auditório da reitoria, e tem o objetivo de fomentar a aproximação do Instituto aos setores produtivos de modo a contribuir para o desenvolvimento regional. O público-alvo são professores, pesquisadores e alunos dos diversos campido IFTO, representantes dos setores produtivos locais e membros de Comitês de Ética em Pesquisa.

A programação conta com as seguintes palestras: Transferência de conhecimento e tecnologia: o que é, seus tipos e sua importância para o desenvolvimento local; Os cursos de especialização latu sensucomo promotores de inovação tecnológica nos Institutos Federais; Preceitos Éticos e Projeto de Iniciação Científica voltados à criação de negócios. Além de representantes do Tocantins, o evento conta com palestrantes dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Também durante o encontro serão ministradas as seguintes oficinas: Como implantar uma incubadora de sucesso e Metodologia para criação de cursos de especialização voltados à inovação e empreendedorismo. Será realizada ainda uma mesa redonda com o tema "Aproximação academia e setores produtivos", com participação dos professores André Rincon do Campus Paraíso do Tocantins e Marcos Correira do Campus Colinas do Tocantins, e ainda o representante da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), José Roberto Fernandes.

A diretora de Pós-graduação do IFTO, Erna Denzin, destacou os principais aspectos do encontro. "Queremos que a atuação das pesquisas realizadas no Instituto sejam direcionadas ao setor produtivo, ao desenvolvimento regional, à inovação e às tecnologias. Nossos professores, pesquisadores e alunos devem saber que podem atuar e contribuir com as empresas, assim como as empresas devem saber que podem buscar a academia para o atendimento de demandas locais. Além disso, os projetos de iniciação científica podem ser transformados em novos negócios com registro de propriedade intelectual para o professor, para o IFTO, e para a região", disse.

Programação

Fonte: IFTO