Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

TECNIOspring, da Catalunha, abre chamada para intercâmbio de pesquisadores

Atualizado em: 13/09/2016 09h50

Agência FAPESP – A TECNIOspring – programa da ACCIO, agência de competitividade do governo da Catalunha, com foco em transferência de tecnologia – lança em outubro a versão 2016 de seu programa internacional de intercâmbio de pesquisadores, doutores e profissionais com atividades em pesquisa aplicada, envolvendo instituições e empresas catalãs e o resto do mundo.

O programa é voltado a pesquisadores de universidades, instituições públicas, parques tecnológicos, centros de pesquisa, incubadoras e empresas.

A bolsa TecnioSpring oferece ao bolsista a possibilidade de desenvolver parte de sua pesquisa na Catalunha seja por meio de acordos da instituição ou da colaboração com qualquer instituição da rede Tecnio http://accio.gencat.cat/cat/innovacio-tecnologica/connexio/tecnio/index.jsp.

O Tecniospring 2016 oferece bolsas destinadas a pagar a passagem, estadia e gastos de investigação tanto para o investigador brasileiro que deseja ir à Catalunha como para o investigador catalão visitante. Caso o pesquisador não tenha nenhum contato com instituições catalãs o programa pode indicar os centros que atuam em sua área de pesquisa.

Poderão inscrever-se no programa doutores ou pesquisadores com quatro a oito anos de experiência e um ano de experiência em pesquisa aplicada ligada à indústria alimentícia, sistemas industriais, mobilidade e transporte, energia química e recursos naturais, entre outros, ou que desenvolvam pesquisas nas áreas de nanotecnologia, materiais avançados, fotônica, biotecnologia, inovação industrial e tecnologia da informação e comunicação.

A TECNIOspring é cofinanciada pela União Europeia, no âmbito do Framework Programme da União Europeia, por meio do Marie Curie Actions.

Mais informações para esta chamada de propostas em http://www.catalonia.com/en/innovate-in-catalonia/tecniospringplus/index.jsp.

Fonte: Agência FAPESP