Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

Acadêmicos e docentes discutem mudanças climatológicas

Atualizado em: 12/09/2016 11h10

Acadêmicos e docentes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram, na última quinta-feira, 1º, do 2º Encontro para Discussão e Apresentação das Tendências Agroclimatológicas, que aconteceu no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas.

Foram proferidas quatro palestras, que tiveram foco no cenário futuro do aquecimento global na região Centro-Oeste, condições meteorológicas associadas com a seca no Norte do Brasil, impacto das condições meteorológicas sobre a produção de grãos no Tocantins e rede de monitoramento meteorológico.

Os participantes puderam entender como esses cenários futuros do aquecimento global irão afetar a produção de grãos como soja, milho bem como a produção de leite e ainda prejuízos nas culturas do café e laranja em todo território nacional. Além disso, durante o evento foi apresentado um software "Webagritec" que tem como objetivo fornecer informações importantes baseadas no conhecimento técnico-científico da Embrapa. A Webagritec é uma plataforma voltada para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Os palestrantes são do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Estavam presentes no evento, além dos alunos do curso de Engenharia agronômica, os professores José Luiz Cabral da Silva Júnior (Climatologia), Frank Gundim (Geoprocessamento e Topografia ), Marcelo Aires dos Santos (Culturas agrícolas), Leda Verônica Dantas (Irrigação e drenagem) e a professora Michele Ribeiro Ramos (Aptidão agrícola e Física do Solo).

Professores posam para a foto após evento na Embrapa (Foto: Divulgação) 

Fonte: UNITINS