Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

CNPq e CONICYT lançam chamada na área de envelhecimento populacional

Atualizado em: 16/08/2016 18h27

A iniciativa busca estimular a cooperação internacional entre Brasil e Chile

Está aberta, até 26 de setembro, a Chamada Pública 17/2016, cujo objetivo é selecionar propostas de projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, na área de envelhecimento populacional, que contribuam para a formulação de políticas públicas.

Desenvolvida no âmbito do Acordo CNPq-CONICYT, assinado em dezembro de 2015, a Chamada tem como referência a perspectiva demográfica semelhante, de ambos os países, para 2050, e a decorrente urgência da adoção de políticas públicas compatíveis com esse cenário. Cada uma das instituições deverá investir aproximadamente US$ 300 mil dólares na ação.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, 73,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais vivem na América Latina e Caribe, o que representa 11,5% da população da região. A previsão é que em 2050 esse número chegue a 200 milhões, o equivalente a 26% da população local.

O apoio propiciado pela parceria envolvendo as duas agências de fomento destina-se exclusivamente a projetos binacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e busca dar maior mobilidade aos pesquisadores envolvidos, além de promover a formação de recursos humanos.

Os interessados em participar da Chamada devem encaminhar suas propostas ao CNPq exclusivamente via internet. Cabe ao coordenador do projeto da equipe brasileira a submissão da proposta binacional, utilizando o formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Mais detalhes acerca das condições de submissão das propostas, bem como os critérios de elegibilidade e o cronograma da Chamada estão disponíveis aqui.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Fonte: CNPq