Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Workshop de Tecnologia Social do Inpa debate inovação social e desenvolvimento regional

Atualizado em: 04/08/2016 15h04

evento é gratuito e está com inscrições abertas. A proposta é mostrar que a inovação envolve, em diferentes graus, processos sociais, além de apresentar experiências na área de tecnologia social

Da Redação - Ascom Inpa

Foto: Acervo Inpa e Luciete Pedrosa

Com o tema Inovação Social e Desenvolvimento Regional, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realiza nos dias 03 e 04 de agosto o V Workshop de Tecnologia Social, no Auditório da Ciência, das 8h30 às 17h. O evento é gratuito e está com as inscrições abertas. Veja aqui a programação.

O objetivo é divulgar e tornar conhecidas as propostas tecnológicas desenvolvidas pelo Inpa, além de reunir parceiros e mostrar as experiências de campo dos trabalhos realizados. É destinado a pesquisadores, gestores públicos e privados, estudantes, produtores rurais e demais interessados no assunto. Os participantes receberão certificados.

“A ideia é trocar experiências com um público abalizado, envolvido e comprometido com a inclusão social por meio da ciência”, diz a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denize Gutierrez.

De acordo com a coordenadora, o tema deste ano – Inovação Social e Desenvolvimento Regional – foi escolhido para desmistificar a ideia errônea de que inovação só acontece na indústria e na empresa privada para fins de produção de novos produtos em larga escala. “Buscamos ampliar a visão para o fato de que inovação sempre envolve, em diferentes, graus, processos sociais. Não há como fazer inovação que não seja social”, destaca Gutierrez.

Ainda segundo a coordenadora, a inovação social pode envolver as áreas da gestão de serviços, comunicação, educação, dentre outros setores. “É preciso saber que é possível inovar socialmente e para fins sociais. Isso significa dizer: inovar gerando novos arranjos sociais, ou seja, processos de disseminação de informação inovadoras, de forma que envolva a autogestão de negócios numa lógica mais solidária e democrática”, explica.

O Inpa possui mais de 20 tecnologias sociais registradas, como o purificador de água (Água Box), a solução cravo-da-índia para combater o mosquito da dengue, os plantios agroflorestais, a criação de peixes em canais de igarapés, o aproveitamento de madeiras caídas para confecção de pequenos objetos, dentre outros.

Durante os dois dias do evento estão programadas palestras, debates e troca de experiências com o público, como demonstrações de tecnologias sociais (prática de campo) e exposições. A conferência de abertura será feita pela doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maíra Baungarten Corrêa, que falará sobre “Comunicação em Ciência e Tecnologia: como construir um debate público sobre o conhecimento e inovação?”

Uma novidade é que nesta edição a organização procurou dar mais espaço para apresentação de parceiros e para o relato de experiências conjuntas com eles, como a Organização Não Governamental (ONG) Secoya que trabalha com os Yanomamis, o Instituto Dharma atuante na área de empreendedorismo social em Novo Airão (município a quilômetros de Manaus) e o Instituto Soka Cepeam (Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas) que atua na área da educação ambiental, em Manaus.

Fonte: INPA