Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Evento discute oportunidades no setor de biocombustíveis

Atualizado em: 07/07/2016 09h57

Representantes do governo e pesquisadores se reúnem de 11 a 13 de julho, em Florianópolis (SC), no 1º Workshop da RBiocomb, a rede de biocombustíveis do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Os debates serão direcionados para identificar oportunidades de negócio e inovações no setor e discutir os impactos da nova Lei do Biodiesel, sancionada em março.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do evento, que é promovido peo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

O coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético do MCTIC, Rafael Menezes, destaca que a pasta teve papel importante no desenvolvimento da matriz de biodiesel no País.

"Há 11 anos, nós não tínhamos laboratórios capacitados ou uma rede de pesquisa consolidada nessa área. Hoje, nós capacitamos e certificamos os laboratórios, soltamos várias chamadas públicas em encomendas para resolver os principais gargalos tecnológicos do setor e investimos cerca de R$ 200 milhões em projetos específicos na cadeia de produção do biodiesel", ressalta.

Lei do Biodiesel

A nova Lei do Biodiesel estabelece um aumento na porcentagem de adição desse combustível ao diesel fóssil usado em veículos motores. O atual índice de 7% na mistura será aumentado para 8% em 2017 e sobe um ponto percentual a cada ano até alcançar 10% em 2019. A lei também prevê que o aumento pode chegar a 15% mediante a realização de testes.

O coordenador do RBiocomb, Eduardo Cavalcanti, destaca que entre as vantagens do biodiesel estão a menor emissão de gases do efeito estufa, a produção inteiramente nacional e o aproveitamento de subprodutos da cultura da soja e da gordura animal.

"A Lei 13.263 define uma plataforma de futuro para o mercado de biodiesel. Os produtores sabem que terão de se preparar para ofertar uma porcentagem maior, então vão precisar investir em tecnologia e inovação, o que envolve também os laboratórios e as distribuidoras", afirma.

Sibratec

O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) é um programa destinado a apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento em consonância com as prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior. O objetivo é aumentar a inovação e a produtividade das empresas nacionais.

Já a RBiocomb faz parte da rede de Serviços Tecnológicos do Sibratec e apoia o setor produtivo e usuário de biocombustíveis como o etanol e o biodiesel. A entidade promove mecanismos de garantia de qualidade e confiabilidade metrológica e de certificação dos produtos a fim de superar barreiras tecnológicas e aumentar a competitividade de fabricantes e consumidores desses combustíveis.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações