Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

I Encontro de Práticas e Pesquisas em Educação do Campo em Paranã-TO

Atualizado em: 30/05/2016 17h18


Aconteceu no dia 21 de maio I Encontro de Práticas e Pesquisas em Educação do Campo em Paranã-TO, promovido pela Pós-Graduação em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas e pela Graduação em Educação do Campo – Artes Visuais e Música da UFT de Arraias, a partir do Projeto Formação de Profissionais para a Educação do Campo na Região de Arraias-TO. O evento foi uma iniciativa dos alunos da Educação do Campo e da Pós, bem como dos Professores Ms. Silvia Moura e Dr. Alessandro Pimenta e teve a participação de professores da educação básica de Paranã-TO, alunos da educação do campo, egressos da Pós-Graduação e discentes rurais de comunidade quilombolas, lideranças políticas e comunitárias.

O Encontro teve início com apresentações culturais da Suça. Em Seguida, houve defesas de TCC, apresentação de comunicações acadêmicas, discussões sobre a cultura local e sobre a situação das escolas do campo, formação de professores, bem como a relação com movimentos sociais e a situação dos mesmos no sudeste do Tocantins. Para o Prof. Alessandro Pimenta “a Educação do Campo na UFT tem colaborado para o diálogo dos saberes locais com o saber acadêmico e assim, possibilitar que os povos do Campo sejam autônomos, engajados e protagonistas de mudanças em suas comunidades”

Foi muito impotente percebermos o crescimento intelectual dos participantes e a afirmação da identidade quilombola. Segundo Enedino Benevides Neto, aluno da Educação do Campo e liderança comunitária, “Paranã nunca teve um encontro assim! Queremos a UFT próxima de nós e sentimos que vocês também querem estar conosco, como de fato estão!”. A frase é paradigmática, pois a cidade, contando com os aprovados no último vestibular terá mais de 40 alunos de graduação em educação do Campo e muitos alunos de Pós-Graduação defenderem seus TCCs. Tivemos mais de 60 trabalhos defendidos na totalidade.

Segundo a Profa. Silvia Moura, “ver a superação e o empoderamento intelectual de professores e alunos da educação básica faz com que a cultura local seja realmente valorizada e a formação docente seja bem qualificada”. A UFT faz, com a Educação do Campo, um caminho novo! É ela quem vai às comunidades, especialmente aquelas mais distantes ou de difícil acesso. Os alunos estão cada vez mais motivados. Juntos estamos formando, com qualidade e responsabilidade social, professores e lideranças comunitárias."

Ascom Fapto