Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Tocantins pelo Mundo vai selecionar 20 empresas para capacitação em exportação

Atualizado em: 07/10/2022 10h33

O Projeto Tocantins pelo Mundo vai ofertar a 20 empresas tocantinenses ciclos de capacitações com foco na preparação para o mercado de exportação de seus produtos e serviços. A empresa interessada em participar do projeto, deverá efetuar a inscrição através deste endereço eletrônico italo@uft.edu.br enviando uma cópia para janmarcellacerda@uft.edu.br, com identificação do assunto: Edital Nº 01/2022.

Vale lembrar que a inscrição deverá ser feita por meio de pessoa jurídica, constituída com CNPJ e sediada no Estado do Tocantins, e que esteja atualmente em operação com a venda de produtos e/ou serviços no mercado.

O Projeto Tocantins pelo Mundo será promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado (SICS) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

Como serão as capacitações?
Durante dois anos (3 ciclos de 8 meses cada), o Projeto irá desenvolver uma série de workshops empresariais para exportação de produtos e serviços ofertados aqui no Estado, com ênfase na aplicação prática voltada para as especificidades da região e das empresas que vão receber capacitação. As capacitações serão conduzidas por especialistas na área de mercado internacional, economia e estratégias de bens e consumo.

Dentre os workshops empresariais que serão executados pelo projeto Tocantins pelo Mundo para empresas selecionadas, estão: Padrão e qualidade internacional de produtos; Valoração dos produtos em mercados internacionais; Contato com potenciais empresas de Logística Internacional; Contato com despachantes aduaneiros; Exporta fácil: Correios; Compreendendo os procedimentos da Receita Federal para exportação; Bancos, linhas de crédito e operadores de câmbio; Contato com as comerciais exportadoras e trading companies; Preparação e dicas para rodadas de negócios e feiras internacionais: como montar uma narrativa comercial.

Novas vagas
Ao todo, o Projeto pretende preparar 60 (sessenta) empresas tocantinenses para exportação, por meio de 3 (três) ciclos de workshops empresariais com 20 (vinte) empresas cada e duração de oito meses. A previsão da primeira turma selecionada é para novembro deste ano.

De acordo com o coordenador do Projeto, professor Dr Ítalo Sposito, no decorrer dos workshops, os empresários serão colocados em contato com os principais operadores do comércio exterior. “A intenção é auxiliar as empresas a dar passos no processo de exportação, através do estreitamento com as empresas de logística internacional, despachantes aduaneiros, comerciais exportadoras, trading companies, receita federal, bancos, correios e serviços de courrier internacional. Estes encontros serão realizados em um período de cerca de seis meses, em nove reuniões com duração em média de 1h30 cada”, explicou o coordenador.

Mais informações veja no Edital