Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

Central QualiTOPAMA divulga resultado final dos selecionados como orientadores pedagógicos

Atualizado em: 03/09/2021 09h45

O resultado final do processo seletivo Nº 34/2021, destinado a recrutar 60 orientadores de oficinas pedagógicas para educação básica do projeto Central QualiTOPAMA – Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA), foi publicado na tarde desta última quarta-feira, 01. O documento com a relação de candidatos aprovados pode ser acessado no portal da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), em http://www.fapto.org.br/processos-seletivo-329-edital-34-2021. A previsão é que os selecionados iniciem as atividades ainda neste mês de setembro.

Os aprovados serão convocados conforme demanda e devem aguardar contato da coordenação geral do projeto. Caso o candidato desista da vaga ou não ocupe o cargo a que foi convocado no prazo máximo de cinco dias, deverá enviar uma carta informando sua desistência para o email selecao@fapto.org.br, com cópia para topama.educa@gmail.com, para que seja excluído do processo e convocado o próximo classificado.

O processo seletivo tem validade de um ano a contar da data de divulgação do resultado final da seleção, podendo ser prorrogado. Ao todo, foram distribuídas 60 vagas e os selecionados vão atuar como orientadores de Oficinas Pedagógicas para Educação Básica nos municípios de Araguaína (TO), Imperatriz (MA) e Marabá (PA), sendo 20 vagas para cada uma destas cidades-polo do projeto Central QualiTOPAMA.

Entre os pré-requisitos dos selecionados, era necessário ser professor efetivo ou contratado na Educação Básica em secretarias municipais ou estaduais ou, então, ser profissional da área da saúde com formação no ensino superior e experiência na área de educação em saúde na rede pública municipal.

Atuação
Os selecionados contratados receberão uma bolsa no valor de R$1.200,00. Os contratos serão temporários e os selecionados não terão vínculo empregatício. Todas as vagas têm carga horária de 20 horas, das quais 10 horas serão de capacitação no formato de curso de extensão sob regência de professores e mestrandos/doutorandos da Universidade Federal do Tocantins. Já as outras 10 horas serão destinadas a aulas teóricas que serão ofertadas às sextas-feiras e sábados.

Os orientadores selecionados deverão, ainda, elaborar um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) que, posteriormente, servirá de base para as oficinas pedagógicas de educação em saúde, tendo a incumbência de oferecer oficinas para crianças e adolescentes de seus respectivos municípios, observando as normas e orientações recebidas nas aulas teóricas, bem como as condições de biossegurança decorrentes da pandemia causada pelo Covid-19.

Central QualiTOPAMA

O projeto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é realizado em coparceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e chancelado pelo Ministério da Saúde (MS). Tem como proposta fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir do conhecimento dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde, para promover melhor integração entre as ações e serviços de saúde na região interfederativa conhecida como Bico do Papagaio, uma região de fronteira estadual na Amazônia Legal que abrange 110 municípios situados no Norte do Tocantins, Sudoeste do Maranhão e Sudeste do Pará. (com informações de Geórgia Milhomem - Ascom  QualiTOPAMA)