Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Aniversário: Fapto 17 anos apoiando bons projetos

Atualizado em: 28/06/2021 14h57

Neste dia 28 de junho, a primeira Fundação de Apoio do Estado comemora mais um ano de sua criação, celebrando nesta data, uma trajetória importante, guiada pelo incentivo ao ensino, a pesquisa, a extensão, ao desenvolvimento institucional e a inovação, acreditando sempre num futuro promissor.

Já são 17 anos de grandes realizações da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) que busca diariamente em sua equipe de colaboradores o entusiasmo de quem está na fase mais produtiva da vida , e com disposição para conquistar muito mais.

A história da Fapto está entrelaçada ao corpo de professores docentes, técnico da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pois foi fundada por um grupo de docentes servidores visionários, que acreditavam no leque de oportunidades que a Fundação traria a UFT e ao Tocantins. Eles estavam certos, pois até o momento a Fapto já apoiou 889 projetos de pesquisas, ensino, extensão, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico nas áreas de agropecuária, cultura, educação, infraestrutura, meio ambiente, social, saúde, tecnologia, turismo ,e processos seletivos entre outras. Ao longo de sua história a Fundação atuou em parceria com Atualmente, cerca de 120 instituições entre públicas, privadas, nacionais e internacionais são parceiras da Fundação.

A diretora executiva da Fapto, Fernanda Fernandes, destaca que desde a sua criação, a Fundação vem dando suporte aos parceiros, buscando cada vez mais estreitar as relações entre as instituições e a iniciativa privada, facilitando assim a implementação dos projetos de pesquisas nas mais diversas áreas associadas com a transferência de tecnologia, sempre focados na ciência de qualidade, com foco na solução de problemas nacionais e regionais.

Os projetos desenvolvidos permitem que centenas de alunos, pesquisadores, professores possam colocar em prática o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, sendo essa a melhor forma de beneficiar a sociedade, com os investimentos recebidos.

Fazendo uma análise comparativa sobre o número de Projetos gerenciados pela Fundação neste último ano, por exemplo, a diretora revela que houve um aumento de 17% na execução de projetos em 2020, em relação aos dois últimos anos. “No ano passado, trabalhamos atuamos em 154 projetos, sendo que 54 deles foram iniciados no ano passado e os 100 outros que já estavam em andamento. As atividades de extensão continuaram a ser o grande destaque, correspondendo a 51% das atividades executadas pela Fapto”, evidenciou a diretora, avaliando que a Fundação está no caminho certo, orgulhosa a diretora aproveitou para agradecer a todos os colaboradores que executam suas atividades com profissionalismo e competência, oferecendo apoio à Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Ensino e Tecnologia do Tocantins (IFTO), e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), dentre outras instituições.

Os anos trouxeram mais credibilidade para Fundação. Fruto disso, são são os índices de participação privada em seu orçamento, o que para a equipe da Fapto, mostra a aplicabilidade dos projetos de pesquisa e a confiança das instituições parceiras junto ao setor produtivo. “O trabalho em parceria com a iniciativa privada é fundamental para ampliar o desenvolvimento da pesquisa, pois fazer pesquisa não é barato simples requer investimentos, e o apoio da iniciativa privada se torna indispensável, pois o orçamento governamental também é comprometido com outras áreas, como saúde, educação e segurança”, pontuou a diretora assessor institucional da Fapto, Fernanda Fernandes.

A gestora aproveitou ainda para lembrar a importância dos coordenadores de projetos que tornam possível a promoção de diversas ações institucionais resultando em benefícios para a sociedade em vários seguimentos dela. “Aproveitamos este o momento de comemoração para homenagear e agradecer também os nossos parceiros, os representantes das instituições, coordenadores, colaboradores instituidores que contribuíram de forma significativa para a criação desta história de sucesso. Obrigada por acreditarem que a Fapto se tornaria uma instituição que hoje leva tecnologia e benefícios à sociedade por meio do desenvolvimento de projetos”, agradeceu a diretora.