Palmas-TO, 28 de novembro de 2021

WebMail

IFTO oferece 4 mil vagas para cursos de idiomas destinados a guias e condutores de turismo

Atualizado em: 21/06/2021 15h20

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou o Edital Nº 27/2021, com vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês e Espanhol aplicados a serviços turísticos, na modalidade de ensino a distância, resultante de parceria entre o IFTO e o Ministério do Turismo.

Serão ofertadas 3.800 vagas destinadas a guias e condutores de turismo de todo o país. Os cursos são gratuitos e têm carga horária de 200h, ofertados em cinco módulos, sendo que os dois iniciais abordarão os conhecimentos básicos dos idiomas, e os demais apresentarão conteúdos transversais à área do turismo, por meio do aprendizado dos idiomas.

O objetivo é capacitar a categoria desse segmento do turismo, oferecendo qualificação necessária, por meio de novos idiomas, de modo a gerar benefícios para esses profissionais, bem como valorizar o potencial de cada trabalhador e suas comunidades locais.

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas a partir da próxima segunda-feira, entre 21 junho e 18 de julho, por meio deste endereço eletrônico: https://ficturismo.ifto.edu.br/ . São requisitos para participar:

Condutores: ter 18 anos completos na data de inscrição; possuir formação como condutor ou declaração de atuação em Unidades de Conservação; possuir e-mail válido; possuir RG e CPF; possuir, no ato da inscrição, escolaridade mínima exigida para o curso que deseja, conforme o Edital.

Guias: ter 18 anos completos na data de inscrição; possuir registro ativo no Cadastur na data da inscrição; possuir e-mail válido; possuir RG e CPF; possuir, no ato da inscrição, escolaridade mínima exigida para o curso que deseja, conforme item 1.8 do edital; e possuir nacionalidade brasileira; possuir nacionalidade brasileira.

Durante o curso, o estudante desenvolverá competências profissionais, tais como: conhecer, interpretar e aplicar o vocabulário básico e o vocabulário específico da área do turismo; desenvolver a comunicação interpessoal, intercultural, usando palavras e expressões em Língua Espanhola e Língua Inglesa que atendam às suas necessidades profissionais.

O edital e todas as informações referentes aos cursos estão disponíveis no Portal do IFTO.